Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

40° CIOSP: Inovação e valorização das profissões ASB e TSB

O tema “Inovação e valorização das profissões ASB e TSB” foi um dos destaques da programação do Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ENAT), nesta sexta-feira (27), realizado durante o 40º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP).

A presidente da Câmara Técnica de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB) do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Elizabeth Gomes da Silva, falou sobre a inovação e a valorização das profissões.

Segundo ela, trata-se de um tema que está sempre em alta e sobre o qual é importante falar. “Às vezes, fica esquecido o quão relevante é o trabalho desses profissionais, o quanto essas profissões evoluíram e o quanto ainda precisam evoluir”.

A palestrante apontou também a necessidade de se reinventar e adaptar a diversas situações, ao momento e ao mercado de trabalho. “Isso tudo faz parte do processo de inovação”.

Outro ponto destacado por Elizabeth foi a importância da participação do ASB e do TSB no CIOSP. “Eu sempre oriento que os profissionais da área participem de todos os congressos, principalmente do CIOSP, porque é onde a gente tem o maior número de informações, de novidades sobre a profissão, de conteúdos científicos muito importantes na parte de biossegurança, na parte profissional e na parte de atendimento, inclusive na esfera do SUS”.

Segundo ela, o evento, especialmente o ENAT, confere aos participantes um gás a mais. “Trabalhamos por mais um ano muito mais animados, mais contentes, sabedores da nossa importância, do quanto a gente colabora com a saúde bucal, com a saúde das pessoas, o quanto nosso trabalho é importante no SUS, na clínica, no consultório particular, na vida das pessoas, o quanto o trabalho é importante junto aos nossos colegas Cirurgiões-Dentistas”.

Ética e respeito

O respeito à profissão é algo a ser considerado, de acordo com Elizabeth. Para ela, é preciso saber até onde se pode ir e a importância dos profissionais não ultrapassarem seus limites. “A ética é fundamental. Sempre chamo a atenção para que saibam aquilo que é de competência da profissão. 

Na Lei 11. 889 estão as nossas atribuições, mas o código de ética orienta sobre o que a gente pode e não pode fazer para não correr o risco de perder o registro no CRO, que é fundamental”.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834