Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Fluoretação de águas no Brasil completa 70 anos

A implementação do benefício de água fluoretada no país, que completou 70 anos, foi comemorada na última terça-feira (24/10), em sessão solene no Palácio Anchieta, no Espírito Santo.

Em 1953, no dia 31 de outubro, o município de Baixo Guandu, no ES, tornou-se a primeira cidade da América Latina a receber a prática de fluoretação de águas.

O primeiro dia do evento foi marcado por seminários participativos, com a finalidade de discutir a relevância da adição de flúor na água de abastecimento público.

No segundo dia, quarta-feira (25/10), foi realizada uma viagem de trem à Estação de Tratamento de Água (ETA) e descerramento da placa comemorativa. Entre os convidados, esteve presente a Coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, a Cirurgiã-Dentista Dra. Doralice Severo da Cruz.

A medida de fluoretação em estações de tratamento de água tornou-se obrigatória em todo País a partir de 1975, regulamentada pelo Decreto nº 76.872, revolucionando o combate à doença.

O método de abastecimento público é uma tecnologia de intervenção em saúde pública reconhecidamente eficaz na prevenção da cárie dentária, passando a ser aplicada em vários países e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que a considera uma medida indispensável nas estratégias preventivas de saúde bucal, essencial para a promoção da saúde. A fluoretação é uma ação de alto poder preventivo e grande benefício social.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834