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EAD é tema de palestra durante a 34ª Reunião Anual da SBPqO

Representantes
do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) promoveram uma
discussão sobre ensino a distância na área da saúde, durante a 34ª Reunião
Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) – Divisão
Brasileira da Association for Dental Research (IADR). A palestra, que aconteceu
em 04.09, contou com a presença do conselheiro do CROSP, Nilden Carlos Alves
Cardoso; e da Assessora do CROSP, Mary Caroline Skelton-Macedo.
 

A
forma de divulgação dessa modalidade de ensino para a sociedade preocupa o
conselheiro. “É divulgado que esse tipo de curso amplia a democratização do
ensino superior, no entanto, não é mostrado que ele não prevê análise
pedagógica, impacto social e econômico, respeitos às Diretrizes Curriculares
Nacionais e outros pontos. A análise apresenta apenas a busca por metas
numéricas a serem alcançadas”.
 

De
acordo com números do e-MEC, no período de quatro meses (fevereiro a junho de
2017), as vagas autorizadas para ensino a distância (EAD) no período saltaram
de 274.603 para 435.278, portanto um incremento de 79%. Atualmente, somente a
Odontologia, Medicina e Psicologia ainda permanecem sem vagas dessa modalidade,
devido à Resolução do Conselho Nacional de Saúde (Res. CNS 515/2016).
 

“Precisamos
nos manter firmes em nosso posicionamento contrário a modalidsde 100% EAD na
saúde. Por isto o CROSP, aproveita esta a oportunidade que a SBPqO nos
concedeu, no convite feito pelo presidente da SBPqO, Carlos Francci, no sentido
da sensibilização ao assunto e busca dos parceiros institucionais, professores,
pesquisadores e acadêmicos e mobilização da comunidade”, complementa o
Conselheiro.
 

Além
disso, durante o encontro os presentes puderam conhecer o Teste de Progresso
coordenado pelo CROSP, junto com as Instituições de Ensino Superior que
aderiram ao projeto. O teste tem como objetivo verificar a evolução dos
estudantes. Dessa forma será possível obter dados relevantes para avaliar a
matriz curricular das instituições, identificarem possíveis lacunas na formação
e a necessidade de melhorias de infraestrutura.

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