Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19? O CROSP te ajuda!

Que a Odontologia e todos os seus profissionais fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da vacinação contra a Covid-19 já é sabido. Afinal, o CROSP buscou junto ao Governo do Estado de São Paulo a inclusão dos cirurgiões-dentistas, técnicos em Prótese Dentária, técnicos e auxiliares em Saúde Bucal na primeira fase da imunização, uma vez que esses trabalhadores estão expostos ao risco de contaminação cruzada por trabalharem justamente com uma das principais vias de contágio, a boca. 

 

Agora, com o remanejamento das doses a nível nacional, o CROSP tem solicitado ao Governo do Estado e às Prefeituras a agilização na imunização dos profissionais de Saúde Bucal e o que não faltam são dúvidas sobre esse assunto. Por isso, o CROSP separou as principais questões recebidas em seus canais para esclarecê-las:

  1. Quando a classe odontológica será vacinada?

A vacinação contra a Covid-19 segue o Plano Nacional de Imunização (PNI). Os profissionais da Saúde, incluindo a Odontologia, fazem parte da primeira fase, portanto deverão ser vacinados após o grupo prioritário que está tratando pacientes de Covid-19.

 

  1. Como será feita a vacinação? Já existe um planejamento?
    O plano estratégico de vacinação tem sido elaborado com autonomia pelas prefeituras. Com a limitação de acesso às doses da vacina, é comum que haja priorização dentro da fase 1. Em São Paulo, por exemplo, a informação inicial é de que todos os cirurgiões-dentistas do sistema público do município serão vacinados. Mais de 14 milhões de pessoas devem ser vacinadas nessa primeira fase em todo o Brasil, por isso é preciso aguardar as atualizações e orientações, que estão sendo praticamente diárias. No caso da Odontologia, as Secretarias Municipais de Saúde estão pedindo como identificação o registro ativo, um processo que vem sendo feito junto ao CROSP. 

 

  1. Quando será a vacinação do setor privado?
    A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo já divulgou o segundo informe sobre a campanha de vacinação. Acompanhe os sites oficiais do governo.

 

  1. Os estudantes poderão se vacinar? Como serão notificados? 

Os estudantes serão vacinados de acordo com seus grupos prioritários, respeitando as fases de imunização do Plano Nacional. Acompanhe os canais oficiais do governo para manter-se informado. 


  1. Por que a Odontologia não foi incluída na primeira fase da vacina? 

Essa informação não é verdadeira. A Odontologia foi incluída. Para ter essa certeza, o CROSP enviou ofício pedindo a inclusão. O que houve foi que dentro do 1º grupo, com a limitação das doses, foi aberta a prioridade aos profissionais de Saúde que estão na linha de frente do atendimento de pacientes com Covid-19. Acompanhe no site e também nas redes sociais todos os esforços do CROSP em prol da Odontologia nesse momento.

 

  1. Por que profissionais da Odontologia de algumas cidades já se vacinaram e outras não? 

As doses de vacinas e insumos foram enviadas a polos regionais para redistribuição às prefeituras, com recomendação de prioridade para os profissionais de Saúde que atuam no combate à pandemia. A definição dos grupos está sendo realizada de forma individual pelas prefeituras de cada município.

 

  1. É necessário fazer algum cadastro? 

Segundo o Governo de São Paulo, é importante fazer o cadastro para evitar a aglomeração no dia da vacina. Acesse o site https://www.vacinaja.sp.gov.br/

 

  1. Como os dentistas serão convocados? Existe algum formulário específico?

Diante das doses disponíveis para distribuição inicial e a estimativa populacional dos trabalhadores de Saúde, será necessária uma ordem de priorização desse extrato populacional. Profissionais da Saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas nos municípios. Consulte os canais oficiais do Governo de São Paulo e das Secretarias Municipais de Saúde. O CROSP, tomando conhecimento de eventual imunização em algum município, também avisará seus inscritos.

 

  1. Quais documentos são necessários?

Um documento de identificação comum e a apresentação da sua carteira do CRO. Mas, atenção, pois cada município tem orientado as especificidades para a tomada da vacina. A carteira de registro profissional emitida pelo CROSP identifica seu registro na área da Saúde.

 

  1. Fiz meu cadastro no site Vacine Já, quando saberei que posso vacinar?

Aguarde a notificação de sua vacina. O Conselho não tem esse tipo de informação, pois o cadastro é do programa de Governo do Estado de São Paulo.

 

  1. Já sabem os locais de vacinação? 

O CROSP está acompanhando os sites oficiais do Governo, pois não recebe essa informação antecipadamente. 

 

  1. Qual será o cronograma para as cidades do estado de São Paulo? 

Depende de cada município, pois a limitação das vacinas implicou na priorização de grupos dentro da fase 1. Acompanhe as atualizações do Governo do Estado e de sua cidade. 

 

  1. Atuo em UBS, por que não tenho o mesmo direito à vacina que um médico ou enfermeiro? 

O CROSP encaminhou ofício ao governador e ao secretário de Estado da Saúde, em 18 de janeiro, manifestando a importância da imunização rápida dos profissionais de Saúde Bucal. Diante da limitação das doses, tem sido feita a priorização da ordem de vacinados, mas todos os profissionais de Saúde devem ser vacinados até o final da fase 1 de imunização.

 

  1. Os profissionais da Odontologia serão obrigados a se vacinarem?

A obrigatoriedade da vacina não significa que ela seja compulsória. Mas, como profissionais da Saúde, que zelam pelo bem-estar e saúde de todos, é interessante que cada um faça sua parte na luta contra a Covid-19.

 

  1. Cirurgiões-dentistas de São Paulo só poderão ser vacinados aqui ou podem também em outros estados? 

As prefeituras estão estipulando isso. Fiquem atentos e façam a atualização cadastral no site do Conselho, pois para controle do Governo é necessário enviar a lista de profissionais ativos por cidade. Se você mudou de cidade, atualize seus dados. 

 

  1. Minha auxiliar não quer tomar a vacina, o que eu faço? 

A vacina não é obrigatória,  mas somente você pode definir as regras de seu consultório. 

 

  1. Gestantes podem vacinar?

A vacina não chegou a ser testada em grávidas, portanto a vacinação deve ser avaliada caso a caso com acompanhamento médico e obstétrico.

 

  1. Técnicos em Saúde Bucal precisam de CRO ativo para vacinar? 

Sim, nessa fase de prioridade aos profissionais de Saúde é necessário a apresentação de CRO ativo.

 

Ficou com alguma outra dúvida? Escreva para o CROSP pelo Fale Conosco ou pelas redes sociais. 


Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834