Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Dra. Denise Caluta Abranches é homenageada pelo CROSP com a Comenda Tiradentes

Foto: Keiny Andrade

As homenagens da noite especial do “Valoriza Odontologia CROSP 2022-2023”, Sessão Solene proposta pela deputada Ana Carolina Serra e realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no último dia 23/6, foram fechadas com a entrega da Comenda Tiradentes ao profissional inscrito no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) que contribuiu fortemente para colocar a Odontologia na história, com zelo, ciência e dedicação ao longo de toda a profissão e, especialmente, nos últimos anos, quando todos vivenciamos um momento crítico na saúde mundial em função da pandemia da Covid-19. 

O presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, anunciou e chamou ao púlpito a profissional honrada. “Chegamos a um momento muito especial, a entrega da Comenda Tiradentes. Nada mais simbólico do que premiarmos uma pessoa que é pioneira e incansável no exercício da Odontologia de excelência e que, ativamente, fez e faz a diferença na vida de pessoas que estão em condições bastante difíceis, internadas em hospitais e até mesmo nas Unidades de Terapia Intensiva. Além de atuar fortemente na linha de frente durante a pandemia, foi a primeira profissional da saúde brasileira a receber voluntariamente a vacina em teste da Universidade Oxford contra o Coronavírus, fora do Reino Unido. Tenho a honra de anunciar que a medalha Tiradentes vai para a presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CROSP, Dra. Denise Caluta Abranches”.   

Dr. Braz Antunes chamou também para fazer parte do momento a Secretária da Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Dra. Ana Estela Haddad. “Estou muito feliz e emocionada por ter sido escolhida para fazer parte deste momento. A Dra. Denise tem uma carreira exemplar. Foi a primeira a receber a vacina e entrou na UTI quando não sabíamos ainda da eficácia da vacina. Ela se entregou. Agradeço ao CROSP por conceder a essa colega essa Comenda. Obrigada por tudo que fez por todos nós”. Após o discurso, ao lado do presidente do CROSP, Dra. Ana Estela acompanhou a entrega da Comenda Tiradentes. Por vídeo gravado, a senadora Mara Gabrilli também registrou suas homenagens aos representantes, cinquentenários e, especialmente, à amiga, Dra. Denise. 

Após receber a Comenda das mãos do presidente do CROSP, Dra. Denise agradeceu a todos pelas homenagens. “A história, senhores, se constrói por meio de muita perseverança e amor que me acompanharam de mãos dadas, firmemente atreladas, para este momento. Quero dizer que só podemos ligar os pontos olhando para trás. E aqui exalto meus grandes mestres presentes, gratidão! Nessa homenagem, a sociedade se reúne para, de alguma forma, homenagear aqueles que traduziram os ideais que agregam seus membros, aqui temos os que ao longo de 50 anos exerceram com louvor a profissão. Não medirei esforços para honrar essa medalha representada pela figura de um ilustre mineiro que se tornou Patrono da Odontologia”.  

Sobre a homenageada

Dra. Denise Caluta Abranches é Cirurgiã-Dentista, Presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CROSP e primeira profissional da saúde brasileira a receber uma vacina em teste da Universidade Oxford contra o Coronavírus no mundo, fora do Reino Unido.

Durante a pandemia da Covid-19, a especialista foi Coordenadora de Odontologia em 6 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Paulo e atendeu a inúmeras campanhas, entrevistas e documentários a convite da imprensa internacional. Aos finais de semana, coordenava as UTIs do Hospital de Parelheiros voluntariamente, onde estavam 385 pacientes entubados.

Além disso, o livro “História de uma Vacina” foi escrito inspirado no seu voluntariado e os seus depoimentos foram ouvidos por instituições governamentais de 78 países.

A professora Dra. Denise concluiu sua graduação em Odontologia em 2001 na Universidade Paulista.

• É especialista em Endodontia e Informática em Saúde.

• Concluiu o Mestrado em Odontologia em 2005.

• Concluiu o Doutorado em Ciências (Medicina – Otorrinolaringologia) na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2010.

• Pós-doutorado na Unifesp em 2013.

• Possui Habilitação em Odontologia Hospitalar e Laserterapia. Coordenadora da Odontologia do Hospital São Paulo – HU Unifesp/ SPDM Coordenadora da Residência Odontologia da Unifesp

• Docente da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola Paulista de Medicina – Unifesp.

Clique no link e confira as fotos do “Valoriza CROSP 2022-2023” 

https://drive.google.com/drive/folders/1rPfRCBjKCG5_KR1uoxS9eTQ9_1nZllLd?usp=sharing

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834