Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Dr. Juliano do Vale é homenageado pelo CROSP com a Medalha Tiradentes

Cerimônia compõe eventos que transformam a cidade de Santos na capital da Odontologia brasileira

Considerada a maior honraria entregue pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a Medalha Tiradentes foi concedida ao presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), na Sala Princesa Isabel, Prefeitura de Santos. Criada em 25 de fevereiro de 1992, a medalha é outorgada a profissionais da Odontologia que se destacam pela relevante atuação em prol da saúde da população.  

A solenidade marcou o segundo dia de eventos (de 21 a 24 de novembro) que transformam a cidade de Santos na capital da Odontologia brasileira. Os Conselheiros do CROSP, Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo, Dra. Marie Eid, Dr. João Augusto Sant’Anna, Dra. Luciana Gonzalez Pereira Chaguri, Dr. Luiz Roberto dos Santos Scott, Dr. Roberto Shigueru Matsuda e Dr. Marcelo Messias participaram do evento.

Na abertura, o mestre de cerimônias convidou as autoridades presentes a comporem a mesa, que foi formada pelo presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, pelo presidente do CFO e homenageado da noite, Dr. Juliano do Vale, e pelo presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Dr. Wilson Chediek.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, saudou os presentes, ressaltou a alegria e satisfação de receber representantes de CROs do Brasil inteiro em Santos e abriu a solenidade.

Cerimônia

Grandes nomes da Odontologia do país inteiro estavam reunidos na cerimônia: 23 presidentes de Conselhos Regionais de Odontologia do Brasil, Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais de Odontologia, presidentes e representantes de Entidades Odontológicas de São Paulo, Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares e Técnicos em Prótese Dentária.

O presidente da APCD, Dr. Wilson Chediek foi o primeiro a discursar. Ele destacou as ações desenvolvidas pelo CROSP na atual gestão e, logo em seguida, enfatizou que o Dr. Juliano à frente do CFO tem colocado cada vez mais a Odontologia brasileira em evidência. “Essa homenagem é um reflexo da sua atuação à frente do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nós tivemos a oportunidade de acompanhar as suas atuações não só no Brasil, como no exterior. Algo que tem feito: levar nossa Odontologia para outros países, um trabalho que valoriza cada vez mais a Odontologia brasileira”.

Dando sequência, Dr. Braz Antunes iniciou sua fala com dados demográficos de Santos e ressaltou o número de Cirurgiões-Dentistas da cidade (418 mil) e da Baixada Santista (1.805 mil).

Trouxe, também, importantes fatos históricos da cidade, dentre eles: Santos foi a cidade em que nasceu o Patriarca da Independência, José Bonifácio, um cientista e político brasileiro que teve destaque no processo de independência do Brasil. O Porto da cidade é o maior da América Latina, com 13 km e é a principal fonte de riquezas da cidade.

Santos é a cidade que tem o maior jardim de orla do mundo, com 5.335 metros de comprimento e 50 metros de largura. É a cidade do grande jogador de futebol, o Rei Pelé, e foi a primeira cidade a fazer a abolição da escravatura.

“Eu sempre digo que, com todas essas características, é bem provável que quem vem a Santos provavelmente voltará. Chamo esta cidade de a mais bonita do mundo”, disse Dr. Braz.

Em seguida, o presidente do CROSP chamou homenagens de familiares e amigos próximos ao Dr. Juliano do Vale, que parabenizaram a sua atuação. O presidente do CFO assistiu emocionado as homenagens em vídeo.

Logo após, Dr. Braz Antunes destacou algumas conquistas e lutas realizadas pelo Dr. Juliano do Vale. Entre elas, o reconhecimento da Harmonização Orofacial como Especialidade Odontológica, por meio da Resolução CFO 198/2019; a abertura da possibilidade para o Cirurgião-Dentista realizar o registro e a inscrição de mais de duas Especialidades Odontológicas, por meio da Resolução CFO 195/2019.

Foi responsável pela mudança da sede do CFO do Rio Janeiro para Brasília, que foi aprovada dia 5 de setembro de 2019; retomou o Fórum Nacional de Fiscalização do Exercício Profissional; aumentou investimentos do Governo Federal para a Saúde Bucal; fez uma ótima gestão perante o Covid-19 e foi reconhecido. Em 2020 focou em expandir a Odontologia nos meios políticos e foi responsável pela extinção dos cursos de Odontologia no formato 100% EAD.

“Nós escolhemos a Sala Princesa Isabel da Prefeitura de Santos para fazer essa homenagem ao Dr. Juliano do Vale, pois quando viemos à cidade, no último Fórum da Odontologia realizado aqui, tivemos uma agenda com o Prefeito e o Dr. Juliano ficou encantado com o espaço”, explicou.

Assim, Dr. Braz entregou a Medalha Tiradentes ao Dr. Juliano do Vale, ao lado da presidente do Conselho Regional do Espírito Santo (CRO-ES), Dra. Luzimar Gomes de Oliveira Pinheiro.

Emocionado, Dr. Juliano do Vale agradeceu e enfatizou sua alegria ao receber a maior honraria entregue pelo CROSP, a Medalha Tiradentes. Em seguida, falou da importância de Cirurgiões-Dentistas ocuparem cargos políticos, como o prefeito de Santos, Dr. Rogério Santos, e o Vereador de São Paulo, Dr. Marcelo Messias, que também é conselheiro do CROSP.

Dr. Juliano frisou que ambos lutam por melhorias para a saúde bucal da população e consequentemente pela classe Odontológica. “Não tenho dúvidas que a Odontologia vai ocupar um espaço ainda melhor com representantes na política”.

Falou, ainda, de dois projetos que pretende tornar realidade. “Quero compartilhar dois grandes projetos do CFO, que sonho com eles todos os dias. O primeiro é a Internacionalização da Odontologia, pois vemos os brasileiros sendo considerados um dos melhores profissionais do mundo. Esse é um projeto que passa um pouco da dependência dos Conselhos e vai para uma esfera governamental. O segundo é o Turismo Odontológico, que é a ideia de garantir acesso e atendimentos odontológicos de qualidade aos turistas do mundo inteiro que vêm ao Brasil”.

Para finalizar, o homenageado agradeceu imensamente a honraria, nominando o Dr. Braz Antunes e Conselheiros do CROSP. “Fico muito honrado e tenho costume de dizer que, quando sou homenageado, gosto de compartilhar com quem esteve e está do meu lado. Assim, estendo essa homenagem a minha esposa Kellen e a esposa do Dr. Braz, Regina, por sempre estarem ao nosso lado nessa caminhada”, finalizou.

Após a entrega da homenagem, a Dra. Maria Regina (esposa do Dr. Braz Antunes) entregou um bouquet de flores à Dra. Dra. Kellen Pedreira do Vale (esposa do Dr. Juliano do Vale).

Na sequência, o evento foi encerrado com a entonação do Hino de Santos.

Currículo Dr. Juliano do Vale

Brasileiro, natural de Tupaciguara (MG), filiação: Cacildo do Vale Júnior e Maria Marley Francisco do Vale; nascido em 04/04/1973, graduado em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1996); inscrito no Conselho Regional de Odontologia do Tocantins sob o nº 539; Cirurgião-Dentista da Secretaria de Saúde do Tocantins, admitido em 1998; Major – acompanhamento de Saúde do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins (2005); diretor-tesoureiro do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (2014-2015); presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (2006-2008 / 2008-2010 / 2010-2012 /2012-2014); e, eleito para o biênio de 2015 a 2017; tesoureiro e, posteriormente, presidente do Conselho Federal de Odontologia (2016-2018, 2018-2021 e 2022- 2024). 

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834