Buscar incessantemente o avanço e aperfeiçoamento é uma obrigação de todos os profissionais conscientes da importância social da sua profissão. Nós, Cirurgiões-Dentistas, comemoramos hoje, 25 de outubro, o nosso dia. A data foi escolhida porque em 25 de outubro de 1884 foi assinado o Decreto nº 9.311, que criou os primeiros cursos de Graduação em Odontologia nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.
De lá para cá, passados 139 anos, o Cirurgião-Dentista brasileiro tornou-se referência mundial por sua competência, qualificação e investimento em atualização profissional, o que muito nos orgulha e confirma que estamos no caminho certo para garantir à população uma Odontologia de ponta.
Nessa premissa, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) segue firme na missão de zelar pela ética e fiscalizar o exercício da profissão em todo Estado, com ações e iniciativas que asseguram a defesa e a valorização dos mais de 111 mil Cirurgiões-Dentistas e, ainda, dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares e Técnicos em Prótese Dentária.
No último ano, a busca do aperfeiçoamento das políticas públicas de Saúde Bucal e das condições de trabalho adequadas foram batalhas de peso enfrentadas por todos que lutam por uma Odontologia eficiente e justa. Tanto em Brasília quanto em São Paulo, estão em curso projetos que visam transformar a Saúde Bucal em política de Estado, o que garantirá, independentemente do Governo, que as ações necessárias sejam garantidas.
Umas das conquistas mais recentes foi a aprovação da Odontologia Hospitalar, hoje habilitação, como especialidade odontológica. A alteração foi decidida na última Assembleia Conjunta do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), realizada em agosto deste ano, em Tocantins, e aguarda publicação de Resolução para ser validada.
Estamos falando, acima de tudo, da presença obrigatória do Cirurgião-Dentista dentro dos hospitais, especialmente nas UTIs, o que resultará na prevenção de graves problemas de Saúde causados por bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal e que podem provocar o agravamento do estado de pacientes e até leva-los a óbito, além da redução de medicamentos, do tempo de internação do paciente e a economia de recursos públicos.
Decisões tão importantes quanto essa deverão marcar também a próxima Assembleia Conjunta dos CFO e CROs, que seis anos depois voltará a acontecer no Estado de São Paulo (a última foi em 2017), desta vez na cidade de Santos, no dia 23 de novembro próximo, onde estarão reunidos os presidentes dos 27 Conselhos do país e o Plenário do Conselho Federal de Odontologia em um momento importantíssimo para a Odontologia brasileira.
A busca constante por aprimoramento também é uma característica marcante da Classe Odontológica brasileira. Universidades e instituições de pesquisa no Brasil investem cada vez mais em pesquisas e estudos inovadores que contribuem para o avanço da Odontologia. Essa dedicação tem levado a descobertas importantes e avanços tecnológicos, melhorando a qualidade dos cuidados oferecidos à população.
Além disso, a formação dos profissionais também é cada vez mais exigente. Por isso, o apoio ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) e às entidades odontológicas contra a modalidade de ensino 100% em EaD na graduação de Cirurgiões-Dentistas tem sido fundamental. Como resultado desse trabalho conjunto da Odontologia, após ações como o Fórum Nacional Contra a Modalidade de Educação a Distância e as conclusões do Relatório do Grupo de Trabalho EaD, apresentado em setembro na sede do Ministério da Educação, foi decidido que os cursos de graduação em Odontologia serão exclusivamente na modalidade presencial.
Assim, depois de todas essas vitórias, além de dar os necessários parabéns a todos os Cirurgiões-Dentistas, este é o momento de convocar a Classe para a maior de todas as lutas: a garantia de padrões ideais de Saúde Bucal para a população como um direito de todos.
Isso porque, apesar dos avanços notáveis, o Brasil enfrenta desafios significativos relacionados à saúde bucal da população. A desigualdade no acesso aos cuidados odontológicos é uma questão crítica. Milhões de brasileiros ainda não têm acesso regular a serviços odontológicos de qualidade, o que pode resultar em problemas mais graves.
E os Cirurgiões-Dentistas brasileiros estão na linha de frente dessa batalha, trabalhando incansavelmente para tornar os cuidados odontológicos mais acessíveis e educar a população sobre a importância da prevenção. Programas de saúde bucal em escolas e comunidades carentes são exemplos de iniciativas que visam combater esse desafio.
O Dia do Cirurgião-Dentista Brasileiro é uma oportunidade de celebrar não apenas os profissionais dedicados que cuidam da nossa saúde, mas também reconhecer seu compromisso com a excelência e inovação da profissão, destacando ainda mais o Brasil no mapa global da Odontologia.
Por tudo isso, é dia de agradecer aos Cirurgiões-Dentistas Brasileiros por seu papel vital na sociedade. Parabéns a todos!
Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Braz Antunes.