Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Dia do Esportista: Falta de cuidados com a saúde bucal pode prejudicar prática esportiva

Infecções e inflamações estão entre os principais impactos negativos da saúde inadequada na vida de um atleta profissional ou amador.

 

Hoje (19) é comemorado o dia do esportista e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) reforça a necessidade de ter os cuidados necessários com a saúde bucal para manter um bom desempenho esportivo. Cada modalidade tem suas particularidades e os traumas bucais são comuns em várias práticas, segundo o especialista em odontologia do esporte, Dr. Caio Capitani dos Santos.

“Por exemplo, atletas de Natação frequentemente enfrentam cálculos e sensibilidade dentária, devido à manutenção inadequada do cloro na piscina. Já praticantes de modalidades aéreas, como paraquedismo, podem sofrer barodontalgia, uma dor aguda causada pela diferença de pressão atmosférica dobre o dente”, explica Dr. Capitani.

A saúde bucal inadequada em atletas pode acarretar múltiplas consequências nocivas, sendo primordialmente infecções e inflamações orais. Estas condições possuem um elevado potencial de impacto negativo, afetando não somente a saúde sistêmica do indivíduo, mas também comprometendo o desempenho atlético. De acordo com o especialista, “A presença de um foco infeccioso ou inflamatório está intrinsecamente associada à sobrecarga do sistema imunológico do atleta. Este sistema já se encontra frequentemente exigido, devido à utilização do corpo como principal ferramenta de trabalho atlético. Tal Sobrecarga imunológica pode resultar em um retardo no processo de recuperação muscular pós-exercício, induzindo estados de fadiga e diminuição do rendimento esportivo”.

Além disso, os processos inflamatórios bucais podem provocar sensibilidade e dor na região afetada, reduzindo a capacidade de concentração e performance do indivíduo. É necessário ter atenção para evitar que os sintomas evoluam para complicações mais graves, como patologias cardiovasculares – que para atletas, é um risco amplificado de frente as exigências profissionais.

Outro fator a ser considerado é que enfermidades orais podem comprometer a eficiência durante a mastigação e consequentemente a qualidade da absorção nutricional. “Em atletas, uma nutrição balanceada e eficaz é crucial para sustentar níveis adequados de energia e facilitar a recuperação muscular. Consequentemente, disfunções dentárias podem impactar negativamente este aspecto, que é vital para os exercícios de um atleta” afirma o cirurgião-dentista.

O acompanhamento dos atletas é essencial, sejam de categoria amadora ou profissional. Cirurgiões-Dentistas tem um papel relevante, não apenas em auxiliar os esportistas a atingirem seus objetivos, mas também minimizar os impactos da prática esportiva na saúde bucal.

Em esportes de contato ou aqueles com alto risco de impacto, como basquete, futebol, hóquei, boxe e artes marciais, o uso de protetores bucais personalizados é essencial. Eles contribuem para proteger e amortecer a área de qualquer impacto, protegendo dentes, lábios, gengivas e mandíbula contra lesões. No caso de atletas que sofreram traumas na região da face, o uso de protetores faciais esportivos, dispositivos especialmente produzidos para esta situação, é crucial. Eles protegem áreas vulneráveis e facilitam um retorno antecipado e seguro à atividade esportiva após lesões. Dr. Capitani reforça, “No que diz respeito aos impactos orofaciais durante a prática esportiva, é fundamental destacar a importância dos dispositivos de proteção, como protetores bucais esportivos, confeccionados individualmente por profissionais capacitados. Lembrando que, traumas faciais não são decorrentes de acidentes, uma vez que, acidente é definido como um evento inesperado, e já é esclarecido que, estatisticamente os traumas faciais vão acontecer”.

O CROSP incentiva a colaboração entre Cirurgiões-Dentistas e outros profissionais de saúde do atleta, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, entre outros, para assegurar um cuidado integrado e abrangente.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834