Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Dia do Beijo: saiba 3 mitos e verdades sobre o beijo

No Dia do Beijo, 13 de abril, vamos falar sobre mitos e verdades de doenças bucais e lembrar pontos importantes para ter um beijo saudável. De acordo com a tese da Dra. Martini Mourier, doutoranda em Medicina aos Efeitos do Beijo, da Faculdade de Bobigny, na França, o beijo apaixonado pode movimentar até 29 músculos ao mesmo tempo.

Se o beijo for intenso, ainda é possível gastar aproximadamente 12 calorias, afirma o cirurgião-dentista e professor do Departamento de Estomatologia da FOUSP, Celso Lemos. Uma verdadeira ginástica que, segundo pesquisas norte-americanas, faz os batimentos cardíacos dispararem de 70 para 150 batidas por minuto.

Saiba três mitos e verdades sobre beijo na boca:

Cárie é transmitida ou não pelo beijo?

Mito. De acordo com a cirurgiã-dentista Camila de Barros Gallo, professora doutora na disciplina de Estomatologia Clínica da FOUSP, há alguns anos a cárie dentária era considerada uma doença de caráter transmissível, de forma que poderia ser mais uma destas doenças transmitidas pelo beijo. No entanto, este conceito foi modernizado e descartado por não representar o verdadeiro processo de surgimento de uma lesão de cárie que é, em última análise, resultante de um desequilíbrio do processo de desmineralização e remineralização do esmalte dentário frente a presença de placa bacteriana e do substrato (carboidrato).

Herpes se pega pelo beijo?

Recentemente, um beijo que aconteceu entre três participantes do BBB 22 – Eliezer, Maria e Natália – tornou-se pauta na mídia por conta da lesão de herpes labial recorrente do participante Eliezer. Será que as duas meninas tinham risco de pegar a infecção? A resposta é SIM! As principais doenças transmitidas pelo beijo acontecem pelo contato com a saliva contaminada ou quando uma das pessoas envolvidas no beijo apresenta algum tipo de lesão na cavidade oral. A dica é: fique atento se não há qualquer ferida na boca da pessoa que você quer beijar.

Manter a higiene bucal em dia deixa o beijo melhor?

Sim! Com a higiene bucal, a carga de agentes microbianos na cavidade oral é reduzida, diminuindo assim a possibilidade de transmissão desses agentes pela saliva. Além disso, a higiene bucal proporciona um hálito fresco e agradável, que deixa o beijo ainda mais gostoso.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834