Dados sobre o teste de progresso são apresentados ao Conselho

A Fundação Vunesp apresentou ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) um relatório com avaliação estatística e pedagógica do teste de progresso aplicado em oito universidades do Estado. A prova realizada em março de 2017 contou com a participação de 70% dos inscritos.
“Foi realizada uma apresentação com divulgação do alcance geral do teste e explicações técnicas sobre sua formulação, análise das Diretrizes Curriculares Nacionais da Odontologia e a aderência dos itens de prova a essas diretrizes”, conta a assessora da presidência do CROSP, Mary Caroline (Maine) Skelton Macedo.
Ainda de acordo com ela, o resultado final depende da análise dos questionários respondidos pelos estudantes e professores coordenadores dos cursos de Odontologia. “De posse deles é que poderemos perceber com mais parâmetros o que precisaremos definir e dar de apoio na formação do cirurgião-dentista”
Uma nova edição do teste de progresso está prevista para 2019 e outras instituições de ensino superior de São Paulo e até mesmo de outros estados como Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina já manifestaram interesse em participar.
A iniciativa tem como objetivo obter informações relevantes para avaliar a matriz curricular das instituições, identificar possíveis lacunas na formação e necessidades de melhoria de infraestrutura.
É Importante destacar que a prova não tem caráter competitivo e sim de avaliação da evolução durante o curso, no que diz respeito à assimilação do conteúdo ensinado nas faculdades.