O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) solicitou às 645 prefeituras dos municípios do estado de São Paulo a garantia de fornecimento e a troca periódica dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para o exercício seguro dos profissionais de saúde bucal do sistema público. O ofício foi enviado na sexta-feira, 15 de maio.
Além da questão dos EPIs, o Conselho solicitou aos municípios a reestruturação dos ambientes de atendimento e de acolhimento para preservar a saúde dos profissionais e pacientes, bem como que sejam redobrados os cuidados com os serviços de manutenção, conservação e limpeza. Também foi sugerida a criação de programas de educação continuada para as equipes de saúde com foco na recepção dos pacientes, triagem, manutenção conservação e limpeza do ambiente odontológico.
Em busca de garantir que as medidas sejam implementadas, o Conselho sugere ainda que as ações sejam acompanhadas por um integrante da autarquia ou pelo coordenador de Saúde Bucal da região.
Leia a íntegra do ofício enviado às prefeituras dos municípios paulistas aqui.