O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) solicitou ao Instituto Butantan e ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, por meio de ofício, a inclusão dos cirurgiões-dentistas como voluntários no estudo Profiscov, que irá testar a vacina (CoronaVac) adsorvida Covid-19 (inativada) em profissionais de saúde. A produção é da empresa Biofarmacêutica Sinovac Biotech e os testes no Brasil conduzidos pelo Butantan.
Confira o documento enviado aqui
Um dos requisitos para participar da triagem de voluntários é ser necessariamente profissional da saúde que presta assistência direta aos infectados pelo vírus. Nos ofícios enviados, a autarquia ressalta que há diversos cirurgiões-dentistas exercendo esse papel nas redes pública e privada de saúde, além da importância de sua atuação nos hospitais para controle das infecções bucais.
O CROSP acrescenta ainda que a nota técnica nº 9/2020, do Ministério da Saúde, enfatiza que os cirurgiões-dentistas devem realizar as ações do Fast-Track Covid-19, auxiliando os profissionais de enfermagem de nível superior na fase de avaliação de sintomas e notificação (se necessário).