CROSP premia reportagens sobre Saúde Bucal

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) anunciou, na última segunda-feira, 13 de dezembro, o resultado da VI edição do Prêmio CROSP de Jornalismo.

A premiação foi dividida em quatro categorias: escrita impressa e escrita on-line, reportagens televisivas e de rádio. O objetivo do prêmio, criado em 2012, é incentivar e reconhecer o trabalho da imprensa nacional na cobertura do tema Saúde Bucal, contribuindo para informar e educar a população sobre a importância dos cuidados com a boca.

Os vencedores da Categoria Escrita Nacional e Regional foram:

1º Lugar: Regina Célia Pereira – Revista Veja Saúde – “Alimente Seu Sorriso”

2º Lugar: Paloma Oliveto – Jornal Correio Braziliense – “Doenças Bucais Também São Fator de Risco”

3º Lugar: Chloé de Oliveira Pinheiro e Silva – Revista Veja Saúde – “A Última Geração dos Implantes”

Na Categoria Escrita On-line, venceram:

1º Lugar: Samantha Cerquetani – Portal UOL – “Saúde Mental Pode Afetar os Dentes”

2º Lugar: Bruna Alves – Portal UOL – “A Saúde Começa Pela Boca”

3º Lugar: Paola Severo – Site de Notícias Gaz – “Casos de Bruxismo Aumentam Durante a Pandemia”

A categoria Radiojornalismo premiou os seguintes jornalistas:

1º Lugar: Christhian Jhon Gomes Sousa – Rádio Antares de Teresina – “Série Sobre Saúde Bucal”

2º Lugar: Alexandra Fiori com coautoria de Sandra Fontella – Radioweb – “Pandemia e Saúde Bucal”

3º Lugar: Jacqueline Moura – Rádio Itatiaia de Minas Gerais – “Cuidados Com a Saúde Bucal Devem Começar Nos Primeiros Meses de Vida”

Por fim, na categoria Telejornalismo, os seguintes jornalistas foram os vencedores:

1º Lugar: Graciela Andrade – TV Morena – Afiliada da TV Globo – “Atuação de Dentistas Dentro das UTIs”

2º Lugar: Rodolfo Pardini – SBT Araçatuba – Afiliada SBT Interior – “Cirurgião-dentista Trabalha na Reconstrução de Faces Para Evitar Sequelas de Fraturas em Casos de Acidentes”

3º Lugar: Mayara Corrêa – TV Tem – Afiliada da TV Globo – “Saúde Bucal Pode Ter Impacto Direto na Prevenção do Coronavírus”

Durante o anúncio dos vencedores, realizado de forma virtual, o presidente do CROSP, Dr. Marcos Capez, ressaltou a importância da atuação dos jornalistas na disseminação de informações que têm o poder de conscientizar sobre um tema fundamental na saúde: “Entre os papéis do Conselho estão a fiscalização da ética profissional e a valorização da profissão. E esse é o maior intuito da premiação: valorizar a Odontologia, por meio do espaço criado pelos jornalistas, para esclarecer, educar e informar sobre a saúde bucal, com relevância e seriedade”.

O julgamento dos trabalhos foi realizado em duas etapas. Num primeiro momento, o comitê de seleção validou a pertinência das inscrições e conteúdos frente ao regulamento. Já a definição dos vencedores foi responsabilidade do comitê de julgamento, responsável pela análise da qualidade técnica das reportagens selecionadas, elegendo os melhores trabalhos por categoria.

Os primeiros lugares de cada categoria receberam premiação de R$ 8 mil, além de certificado e uma placa de homenagem do Prêmio CROSP de Jornalismo

Sobre o CROSP

O CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) é uma autarquia federal representativa de mais de 145 mil profissionais da saúde bucal do estado de São Paulo, dentre os quais mais de 95 mil são cirurgiões-dentistas. Tem por finalidade a fiscalização do exercício profissional e a supervisão do fiel cumprimento do Código de Ética da Odontologia e das demais Resoluções, Decisões e normas pertinentes.