Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP parabeniza Cirurgião Bucomaxilofacial pelo seu dia

O dia 13 de fevereiro é o Dia Internacional do Cirurgião Bucomaxilofacial. A data foi criada para valorizar a atuação do profissional que resgata, garante e aumenta a saúde e autoestima dos pacientes. 

De acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) existem 2.177 profissionais inscritos no Estado de São Paulo. O Brasil possui cerca de 6.868 especialistas atuando na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.  

O Cirurgião Bucomaxilofacial, chefe do Centro Cirúrgico do Hospital de Servidor Público de São Paulo (HSPE) e presidente da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. José Roberto Barone, destaca que o Cirurgião Bucomaxilofacial cuida de todas as fraturas do esqueleto facial, da parte do teto da órbita até a região da mandíbula.

Ele destaca inclusive o serviço emergencial nos hospitais públicos e privados onde as fraturas também são tratadas pelo especialista em bucomaxilo. A especialidade é responsável também pelas cirurgias ortognáticas que, embora funcionais, trazem grandes benefícios à parte estética. 

Dr. Barone conta que, em muitos casos, a estética interfere emocionalmente no paciente, pois existem muitas pessoas que evitam sair de casa por conta de deformidades. Muitos casos são relativos à formação entre as arcadas dentárias. “É o paciente que tem o queixo muito para frente ou o queixo muito para trás, o que causa uma estética diferenciada, anormal ou, então, é quando o paciente tem um desenvolvimento da mandíbula maior do que a parte superior da maxila e, com essa condição, o paciente pode ter uma deformidade severa e não consegue sair de casa por questão de bullying”. 

De acordo com Dr. Barone, além da questão estética, a principal dificuldade do paciente pode ser o fato de não conseguir mastigar direito, não conseguir deglutir o alimento e, muitas vezes, não conseguir respirar, por uma atrofia da maxila ou uma falta de desenvolvimento da parte superior.

“A nossa especialidade está muito focada hoje, além da cirurgia oral menor, para remoção de cistos, tumores benignos, ou para restaurar traumas. E ainda tem as cirurgias na articulação temporomandibular (ATM). Quando nenhuma solução clínica consegue tratar essa disfunção da articulação temporomandibular, existe essa indicação cirúrgica para esses procedimentos”.

Uma especialidade múltipla 

O Cirurgião Bucomaxilofacial e membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CROSP, Nairo Galiás de Souza Vargas, avalia que a especialidade se divide em três áreas. De acordo com ele, existe a cirurgia ambulatorial que é feita em consultório, como por exemplo, a extração de siso, e existe a parte hospitalar e, dentro do hospital se subdivide entre traumas e correção das discrepâncias de tratamento ósseo, ou seja, a parte de cirurgia ortognática. 

“Portanto, vemos profissionais trabalhando nessas três áreas. Tem aquele que atende emergência, aquele que conserta as fraturas faciais de pacientes acidentados, tem o pessoal que fica focado em cirurgia ortognática e aqueles profissionais que não atuam em hospitais e ficam com atendimento às cirurgias orais de pequeno porte”.

Quanto à formação, Dr. Nairo explica que pelo Conselho Federal (CFO) a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a especialidade que requer mais horas dedicadas. São mais de 3 mil horas, enquanto há outras áreas completas com 700 horas. 

Dedicação 

A Cirurgia Bucomaxilofacial é uma área que, segundo o Dr. Nairo, demanda muita dedicação, empenho e estudo. “Minha mensagem para quem gosta de trabalhar mais em hospitais, de ter mais essa vivência médica, que gosta de coisas mais complexas e que envolvem riscos maiores é que entre nessa área, pois ela é muito bonita e gratificante, seja na parte de trauma, porque você trata uma pessoa que está cheia de problemas depois de um acidente, ou seja nos cuidados de pessoas que têm problemas de crescimento ósseo, pois ajuda na parte funcional e na parte estética”.

Para o especialista, a satisfação do Cirurgião Bucomaxilofacial se reflete quando o paciente se olha no espelho e vê a transformação. 

Atuação além dos consultórios e hospitais

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) faz campanhas no Brasil para esclarecer sobre a atuação do especialista. Entre as datas importantes existe o Dia Nacional de Prevenção ao Trauma de Face, que envolve todas as especialidades médicas e também a especialidade de Cirurgia Bucomaxilofacial.

A diminuição de acidentes de grande impacto, inclusive na face, segundo Dr. Barone, se dá inclusive às campanhas de conscientização aliadas aos avanços da tecnologia que disponibilizam, hoje, maior segurança por meio de dispositivos cada vez mais eficientes nos veículos, como por exemplo, cinto de segurança e air bags. Além do incentivo ao uso de capacete ao andar de moto, bicicleta, de patins e de veículos que podem ocasionar uma queda.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834