O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) esteve representado na última sexta-feira (7/5) pelo tesoureiro e conselheiro Marco Manfredini no Seminário Estadual de Devolutiva do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) de São Paulo.
O evento aconteceu de forma on-line com transmissão pelo YouTube e apresentou os resultados da pesquisa coordenada pelo Ministério da Saúde (MS), através da Coordenadoria Geral de Saúde Bucal, com o apoio das Instituições de Ensino e Pesquisa, para promoção de uma Saúde Bucal digna e eficiente para a população.
A ampliação do acesso e a melhoria dos serviços de saúde odontológicos são desafios ainda maiores no estado paulista, como explica Manfredini. “Ao contrário do Brasil, onde 30% dos cirurgiões-dentistas atuam no Sistema Único de Saúde, em São Paulo são, aproximadamente, 15% a 20% apenas. Então, esse debate que avalia as políticas públicas e a importância dos Centros de Especialidades Odontológicas é essencial para que possamos retomar a Saúde Bucal como uma política permanente nas três esferas de governo, principalmente diante de um momento de desfinanciamento da rede pública”, destaca o conselheiro.
A pesquisa utiliza como base os critérios de autoavaliação, monitoramento de indicadores, educação permanente, apoio institucional e cooperação horizontal nos estados e municípios de todo o Brasil, sob coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Participaram também representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, da UFPE e outros profissionais da classe que atuam nessa frente de avaliação ou no desenvolvimento dos serviços públicos.
Para assistir o conteúdo completo e resultados apresentados, acesse aqui.