Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP lança manual de biossegurança para atendimento durante a pandemia de Covid-19

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), considerando o  risco de contaminação pelo novo coronavírus durante a assistência odontológica, lançou o manual Biossegurança: Adequações técnicas em tempos de Covid-19. O conteúdo está disponível aqui.

Preparado pelo Grupo de Trabalho de Biossegurança do CROSP, o documento tem o objetivo de orientar os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e prótese dentária sobre procedimentos de higienização e proteção para prevenir infecções cruzadas durante atendimento odontológico. Vale ressaltar que segue em vigor a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que atendimentos odontológicos eletivos sejam adiados, quando não forem clinicamente urgentes.

Segundo o manual, os indivíduos contaminados, sintomáticos ou não, possuem elevada carga viral nas vias aéreas superiores, o que aumenta em muito a exposição do profissional da Odontologia. Isso se dá principalmente por meio da geração de aerossóis durante os procedimentos odontológicos. Diante disso, o principal fundamento recomendado no documento é realizar o atendimento como se todos os pacientes e profissionais pudessem vir a estar  contaminados.

Com 27 páginas, o texto aborda recomendações sobre contaminação cruzada; como orientar pacientes a caminho de estabelecimentos odontológicos; cuidados para receber e dispensar os pacientes; cuidados diários para a equipe auxiliar; desinfecção de superfícies, barreiras mecânicas e processamento de artigos de EPIs; paramentação e desparamentação; práticas de trabalho seguras e como limitar a área de contaminação; sequência de colocação e retirada de EPIs e recomendações para a realização do respirador N95/PFF-2 em ocasião de escassez ou desabastecimento do artigo.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834