A Odontologia está de luto. É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Cirurgião-Dentista e ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk, nesta terça-feira (1/8), aos 87 anos. O velório será no Sírio-Libanês (Rua Prof. Daher Cutait, 66), das 17 às 21h (terça, dia 1) e das 8 às 11h (quarta, dia 2). O sepultamento será no Cemitério Morumby, na quarta, às 12h.
Natural de Pederneiras (SP), ele esteve à frente do CROSP de 1988 a 1996 e de 2001 a 2013. Filho de imigrantes libaneses, constituiu uma linda família e lutou por um país com mais justiça e fraternidade em todos os segmentos em que atuou, dos consultórios odontológicos à presidência do CROSP e também na trajetória política como deputado estadual.
Formado pela Unesp, campus Araraquara, colou grau em 20/12/1957. Ao longo da carreira, especializou-se em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Trajetória
Em uma época em que a União Estadual dos Estudantes (UEE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) galgavam espaço e representatividade no cenário sociopolítico regional e nacional, o Cirurgião-Dentista Dr. Razuk iniciou sua trajetória política e de prospecção de projetos que há décadas continuam em vigor e contribuem para a melhoria das condições de saúde da população.
De 1975 a 1979, foi deputado estadual de São Paulo. Entre as atividades parlamentares, apresentou o projeto de resolução para a criação do Serviço Odontológico da Secretaria da Assembleia Legislativa; indicou a criação do Instituto Estadual de Defesa do Consumidor; apresentou o projeto de lei sobre a fluoretação das águas de abastecimento público, transformado no Decreto nº 10.330/1977.
Nas gestões como presidente do CROSP, transformou administrativamente a Autarquia, garantindo inúmeros programas voltados à saúde geral, com o apoio institucional de entidades globais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Biografia
Em novembro de 2022, Emil Razuk foi homenageado com a biografia “Sorriso que transforma vidas”, que coroou suas memórias e conquistas a partir de um olhar humano e social, promovendo o reconhecimento da Odontologia no cenário político nacional e a perpetuação dos valores defendidos por ele.
Escrito pelo jornalista José Donizetti Morbidelli, contou personalidades políticas citadas na obra, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab, Gilberto Natalini e Barros Munhoz.
São 448 páginas que contam toda trajetória desse grande ícone da Odontologia. Vale reforçar que toda a renda do livro é revertida ao Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, para projetos da UTI neonatal do Hospital Geral Grajaú.
A obra “Sorriso que transforma vidas” é embasada por uma extensa e primorosa pesquisa documental e histórica que evidencia os projetos do Dr. Razuk em prol da saúde geral e o seu vigor por promover mudanças significativas tanto na Autarquia, quanto na sociedade e na política geral.
Neste momento triste, o CROSP se solidariza com a dor da família e amigos, desejando muita força a todos.