Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP incentiva a vacinação de profissionais da Odontologia

Confira o calendário 2022/2023 de vacinação ocupacional

Com o objetivo de reforçar a vacinação para os Cirurgiões-Dentistas e demais profissionais da Classe Odontológica, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) destaca a importância da imunização e, visando nortear as datas de vacinas previstas para esses profissionais, disponibiliza o calendário vacinal ocupacional de 2022/2023, elaborado pela Sociedade Brasileira de Imunologia.   

Além da imunização contra a Covid-19, a qual vimos sua importância no controle da pandemia, vacinas como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dupla adulto (contra difteria e tétano a cada década), BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), febre amarela, hepatite A e B e influenza também são essenciais para o exercício da atividade odontológica.  

A Cirurgiã-Dentista Dra. Fernanda Campos Carrer, doutora em Ciências Odontológicas e mestre em Patologia Bucal, lembra que desde pequenos aprendemos que a prevenção sempre é o melhor remédio. “A vacinação é a forma que a humanidade desenvolveu para prevenir doenças ou agravamentos de quadros clínicos ao longo da história. Na infância, a vacina está incorporada à rotina de pais e filhos. Isso é muito importante para população em geral e para os profissionais de saúde em particular”.

Ela alerta, também, que como todo profissional de saúde, o Cirurgião-Dentista está sujeito ao contato frequente com vírus e bactérias e, felizmente, a humanidade evoluiu muito no desenvolvimento de vacinas capazes de prevenir doenças como sarampo, paralisia infantil e, recentemente, a Covid-19.

De acordo com a especialista, as vacinas são uma conquista extraordinária do ser humano, pois erradicaram e controlaram diversas doenças e são o resultado de incansáveis pesquisas e evoluções científicas. Assim, a Cirurgiã-Dentista diz que, mesmo que haja um movimento antivacina, é preciso empenho da ciência, do pensamento científico e, principalmente, dos profissionais da saúde para destacar as vacinas que os adultos devem tomar.

Outro ponto importante que vale reforçar é a orientação aos alunos que ingressam nos cursos de Odontologia, tanto graduação quanto pós-graduação. Todos devem estar atentos à carteira de vacinação, alerta Dra. Fernanda. “É importante que o aluno procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e atualize suas vacinas. Um profissional de saúde pode avaliar a necessidade de exames sorológicos para identificar a necessidade de reforços e revacinas”.

Portanto, o Cirurgião-Dentista precisa observar sua carteira de vacinação periodicamente e verificar se suas vacinas estão em dia. Para isso, aconselha-se que o profissional vá ao posto de saúde mais próximo de casa ou consultório, munidos do documento de identificação original; documento ou declaração que comprove atuação em serviços de saúde e carteira de vacinação, se houver. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), o profissional de enfermagem verificará as vacinas pendentes e fará a atualização da carteira vacinal, além de tirar todas as dúvidas.

Sendo assim, o CROSP disponibiliza através do link abaixo o calendário 2022/2023 de vacinação ocupacional, elaborado pela Sociedade Brasileira de Imunologia:

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-ocupacional.pdf

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834