Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP faz vídeo de conscientização no mês do Orgulho LGBTQIAPN+

“Tudo começa pelo respeito”. Essa é uma das mensagens que compõem o vídeo da campanha “Sorrir com Orgulho”, que o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) veicula neste mês (junho) do Orgulho LGBTQIAPN+. O acolhimento a todos os pacientes é um lema que a Odontologia leva em todas as esferas da profissão.

A campanha traz as cores da bandeira LGBTQIAPN+ em sua identidade visual, reforça o significado da sigla e, por meio do filme informativo, a atriz trans Olivia Furlan, 30 anos, explica e frisa os principais pontos na hora do atendimento ao paciente transexual, entre eles, chamá-lo pelo nome social e usar o pronome corretamente, de acordo com sua identidade.

O vídeo alerta, também, a importância de uma boa anamnese no tratamento das pessoas trans, referente ao impacto das medicações quando esses pacientes fazem uso de hormonioterapia.

A cirurgiã-dentista Dra. Bruna Luiza Roim Varotto, assistente da Equipe Odontológica do Instituto de Psiquiatria – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), reforça que não fazer julgamentos e ter um interesse real em melhorar a saúde das pessoas é fundamental. “A parte técnica, conhecimentos sobre medicações, isso também é importante, mas o acolhimento e uma postura que respeite o paciente fazem a diferença. Outro diferencial, segundo ela, é manter contato próximo com a equipe que acompanha o paciente.

“Verificar se existe acompanhamento psicológico, com psiquiatra ou até mesmo com endocrinologista, no caso dos pacientes transexuais, é importante. Tanto pacientes quanto profissionais se beneficiam dessa abordagem interdisciplinar”, disse a cirurgiã-dentista ao CROSP, no Dia Mundial de Combate à LGBTfobia (17/5).

Além do vídeo, os outros canais de comunicação do CROSP também estão abordando temas alusivos ao mês do Proud.

Vale ressaltar que buscar a inclusão é importante para todos os profissionais, não só os da saúde, mas todos. “Você não precisa ser da comunidade LGBTQIAPN+ para celebrar o mês do Orgulho. Faça a sua parte promovendo mais saúde e inclusão para todes. A gente agradece”, finaliza Olivia, no filme da campanha. (Clique e veja o vídeo)

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834