Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP entrega Medalha Tiradentes póstuma ao Cirurgião-Dentista Dr. Raphael Baldacci

Finalizando o dia de homenagens a grandes personalidades da Odontologia paulista, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), por meio do seu presidente, Dr. Braz Antunes, entregou a Medalha Tiradentes, mais alta honraria outorgada pela Autarquia, in memorian à família do Prof. Dr. Raphael Baldacci, Cirurgião-Dentista, professor acadêmico e político que ajudou a edificar a profissão em diversas esferas sociais.

A condecoração foi conferida nesta quinta-feira, dia 21, à esposa do Dr. Baldacci, Nilcea Baldacci, que, emocionada, agradeceu o reconhecimento feito ao marido por todas as contribuições para o avanço da Odontologia brasileira nos mais de 70 anos dedicados à profissão, com destaque para sua atuação na área universitária, política e profissional.

“Eu fiquei muito alegre quando o Dr. Braz me telefonou para falar sobre a homenagem. Embora o Raphael nunca tenha feito parte da diretoria do Conselho, hoje eu me sinto em casa, porque a maioria das pessoas aqui estavam na época que o Raphael foi presidente da APCD Central. Além da Odontologia, ele nasceu para ser político. Como todos sabem, ele era um homem de muitos princípios”, relembra Nilcea Baldacci.

O presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, evidenciou as importantes conquistas que o homenageado proporcionou para os profissionais da Odontologia, tanto no poder público, quando foi deputado federal, como quando presidiu entidades como a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), além de sua enorme contribuição para a área acadêmica. “Hoje é um dia especial. Entregaremos a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, existente há 38 anos, a uma pessoa com quem todos aqui conviveram, gostavam, admiraram e tiveram o prazer de ter amizade”.

Participaram da solenidade os Conselheiros do CROSP: Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo, Dra. Maria Lúcia Portes, Dra. Marie Eid, Dr. João Augusto Sant’Anna, Dra. Luciana Gonzalez Pereira Chaguri, Dr. Luiz Roberto dos Santos Scott e o Dr. Roberto Shigueru Matsuda.

E, ainda: o Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Dr. Wilson Chediek; o Presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), Dr. Jairo Corrêa; a Diretora do Setor de Orientação Profissional, Dra. Lilian Macaferri; e os familiares e amigos do homenageado.

Criada em 25 de fevereiro de 1992, a Medalha Tiradentes é outorgada aos profissionais da Odontologia que se destacam pela relevante atuação em prol da saúde da população.

Perfil

Dr. Raphael Baldacci Filho nasceu em 14 de outubro de 1928 e faleceu em dezembro de 2018, aos 90 anos, em Santos. Era casado com Nilcea Baldacci.

Ingressou na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) em 1948, formando-se em 1950. Foi deputado federal de 1967 a 1983. Após dedicar-se à política por 16 anos, em 1985 assumiu a vice-presidência da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) até 1988. Em seguida, tornou-se presidente da instituição de 1988 a 2004.

Entre suas conquistas, vale ressaltar, para a população em geral, a criação da Lei de Fluoretação de Águas, em 1974, medida que ajudou no controle comprovado da doença bucal mais comum, a cárie.

Também garantiu os investimentos direcionados aos profissionais da Odontologia como a implantação, desde 1991, dos seguros de saúde, vida, perda de renda, responsabilidade civil profissional, auto, consultório, residência, Previdência Privada, cartão de crédito e consórcio auto para a APCD.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
CROSP
Enviar para o WhatsApp