O Centro de Vigilância Sanitária – Divisão Técnica de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo instituiu, no último dia 26 de julho, por meio da Portaria DVST-CVS nº 06, o grupo de trabalho para elaborar um documento de Orientações Técnica para Vigilância e Atenção aos Agravos do Sistema Estomatognático Relacionados ao Trabalho (ASERT).
O documento em questão é fruto de uma parceria entre a Vigilância Sanitária e a Câmara Técnica (CT) de Odontologia do Trabalho do CROSP, como explica a presidente da CT, Dra. Eliete Dominguez Lopez Camanho. “Um documento oficial firmando essa parceria foi protocolado na Vigilância Sanitária em 2021. Agora, vamos nos reunir para começarmos a desenvolver diretrizes, buscando sempre o bem-estar da saúde bucal do trabalhador”.
O Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) será composto por representantes das instituições. Pela Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (DVST-CEREST Estadual), participam Ana Cristina Antunes Martin e Marcelo Pustiglione. Já pela Divisão Técnica de Vigilância Sanitária dos Serviços de Saúde – Sersa, atuarão José Geraldo Lupato Conrado e Monique Saveriano De Benedetto. Pela Câmara Técnica de Odontologia do Trabalho do CROSP, comporão o grupo Eliete Dominguez Lopez Camanho e Afonso Stamato Grandini.
O GTI-ASERT será coordenado por um representante da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Centro de Vigilância Sanitária (DVST-CEREST Estadual/CVS), o qual poderá convidar para participar das reuniões, a seu critério, representantes de outras instituições ou especialistas.