Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP é apoiador do 1º Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista

Com objetivo de discutir temas importantes e trocar informações essenciais sobre a mais nova Especialidade Odontológica, a Odontologia Hospitalar, na sexta-feira (24), a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) e o Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (SINDIODON), com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e da Prefeitura do Município de Santos, promoveram o 1º Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista.

O fórum, realizado no Bourbon Santos Convention Hotel, encerrou a semana de eventos (de 21 a 24) que transformaram Santos na capital da Odontologia brasileira.

Para dar início à cerimônia de abertura do evento, as autoridades presentes foram convidadas a integrarem a mesa, que foi composta pelo presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale; presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes; presidente da ACDBS, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha; presidente do SINDIODON, Dr. Reinaldo Guedes Jr.; pela Secretária de Saúde de São Vicente, Dra. Michelle Santos; e pelo presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO e membro da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CROSP, Dr. Keller de Martini.

Saudações das autoridades

Dr. Reinaldo Guedes (SINDICON) reforçou que o fórum tem como foco inserir importantes informações que compõem o ciclo de construção que permeia a Odontologia Hospitalar. Em seguida, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha (ACDBS) desejou um ótimo dia de aprendizado aos participantes. Os dois presidentes frisaram em suas falas que foi uma honra receber o presidente do CFO em Santos e parabenizaram o presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, pela cerimônia em homenagem ao Dr. Juliano do Vale.

Dr. Keller de Martini disse que o fórum foi um momento muito especial para a nova Especialidade e para a Odontologia de Santos e de toda a Baixada. Destacou que o presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale, vem dado todo o apoio necessário à Odontologia Hospitalar, Especialidade que está avançando, ainda mais depois de 23 de agosto deste ano, quando foi transformada em Especialidade. Agradeceu também ao Dr. Braz Antunes, pelo apoio incondicional ao trabalho e luta para trazer o evento para Santos.  

Assim, Dr. Keller finalizou sua fala parabenizando o presidente da ACDBS, Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha e ao presidente da SINDIODON, Dr. Reinaldo Guedes, pela organização do fórum.

Representando a cidade de São Vicente, onde a Odontologia Hospitalar foi implantada recentemente no Hospital São Vicentino, a Secretária de Saúde do município, Dra. Michelle Santos, cumprimentou os presentes, a mesa de autoridades e disse que acredita que em um ano serão obtidos resultados incríveis, com a inserção da Especialidade na unidade hospitalar.

O presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, saudou os participantes e agradeceu ao Dr. Juliano do Vale pela parceria nos eventos realizado em Santos. Cumprimentou as autoridades presentes e reforçou que o grande beneficiado com o avanço da Odontologia Hospitalar é a população, ressaltou que um dos objetivos da Especialidade é atuar no combate as infecções e na desospitalização mais rápida dos pacientes. “Esse fórum teve 195 inscritos. É um sucesso, uma nova Especialidade que tenho certeza que vai caminhar em passos largos e vai ajudar muito a população”. 

Complementando sua fala, Dr. Braz agradeceu a Dra. Denise Abranches e ao Dr. Keller, que, à época da criação da lei municipal 3.444/2018 de Santos, referente à prestação de Assistência Odontológica aos Pacientes Internados em unidades hospitalares, ajudaram ele, quando era vereador da cidade, a escrever a lei municipal, e observou que em Santos tem funcionado bem. 

Cumprimentou, ainda, o Dr. Reinaldo e o Dr. Osvaldo, pela organização do fórum, lembrou que a Seccional de Santos do CROSP agora está inserida na Casa da Odontologia, que abriga também o SINDIODON e a ACDBS, e destacou que a homenagem feita ao presidente do CFO se justifica, também, por conta do seu trabalho e reconhecimento à Odontologia, exemplo disso foi a transformação da Odontologia Hospitalar em Especialidade. Por fim, agradeceu o Plenário Conjunto de Conselheiros do CFO e dos CROs, os Conselheiros do CROSP, e aos Cirurgiões-Dentistas presentes.

Na sequência, a Dra. Denise Abranches, representando os membros da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CROSP, entregou ao presidente do Conselho uma placa de homenagem confeccionada em aço, pelos trabalhos realizados por ele em prol da mais nova Especialidade.  

Agradecimentos do Dr. Juliano do Vale

Encerrando os pronunciamentos da cerimônia de abertura do fórum, o Dr. Juliano do Vale destacou, mais uma vez, sua honra e satisfação de estar presente em Santos, vivenciando todos os eventos realizados na cidade. Agradeceu imensamente a homenagem feita a ele e cumprimentou, de maneira especial, os Conselheiros do CFO e o presidente e Conselheiros do CROSP. Saudou também os presidentes do Sindicato e da Associação e a secretária de São Vicente, pela implantação da Odontologia Hospitalar na cidade.

Dr. Juliano reforçou que os resultados positivos da Odontologia Hospitalar são frutos de um trabalho iniciado pelo colegas Cirurgiões-Dentistas há bastantes tempo. “Permito me colocar entre eles, pois me veio a memória que em 2011 fizemos o primeiro encontro de Odontologia Hospitalar Tocantinense, à época eu era presidente do CRO-TO e lá temos um contingente significativo dentro dos hospitais públicos. Já faz mais de 12 anos que estamos nessa caminhada e os resultados estão aparecendo”, disse. 

Para finalizar seu pronunciamento, explicou que a resolução da Especialidade Odontologia Hospitalar está em trâmite para a publicação. Justificou que ainda não foi publicada as regras, o regulamento, a resolução e as exigências de especialidade porque alguns gargalos considerados importantíssimos estão sendo solucionados, entre eles a formação do profissional após a graduação, a consideração das experiência dos profissionais com muita prática em ambientes hospitalares e os cursos anteriores. Dessa forma, disse que é preciso definir sobre a carga horária, quem vai conferir, fiscalizar ou validar esse acréscimo de carga horária e a residências em Odontologia Hospitalar, por exemplo. 

Com o fim dos pronunciamentos, os especialistas deram início aos painéis do Fórum de Odontologia Hospitalar da Baixada Santista.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834