Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP e APCD pedem desobrigação do CNES na vacinação contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e a Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD) – Regional de Mogi de Mogi das Cruzes solicitaram à Prefeitura de Mogi das Cruzes a não obrigatoriedade da apresentação do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) na campanha de imunização da Covid-19 para os profissionais da Saúde. O município pede que o documento seja apresentado no momento da vacinação, que está agendada para os dias 6 e 7 de fevereiro, em esquema de drive-thru, das 9h às 16h, no Pró-Hiper, no Mogilar. As entidades argumentam que nem todos os profissionais possuem vínculo com o cadastro, que é voltado para clínicas e unidades de Saúde. Assim, a exigência pode representar um obstáculo para a vacinação.

Segundo o presidente do CROSP, Marcos Jenay Capez, “é inviável, pois muitos não têm qualquer vínculo com estabelecimentos de Saúde. Essa conduta fere um princípio primordial no processo de imunização, que é a isonomia. Não podemos discriminar nenhum profissional de Saúde neste momento. Já encaminhamos ofício pedindo providências e cancelamento dessa obrigatoriedade”, afirma. 

Para garantir que todos os profissionais da Odontologia que moram ou trabalham na cidade sejam imunizados e auxiliar a administração municipal nesse processo, as entidades se comprometeram a divulgar para o município a lista de todos que tenham endereço residencial ou comercial na cidade, além de se colocaram à disposição para informar os trabalhadores sobre a campanha.

“Estamos tentando derrubar essa exigência porque ela não é a melhor forma de comprovar o vínculo do profissional com a cidade. Entendemos que há escassez de vacina e é preciso um controle, mas a APCD e o CROSP possuem outras alternativas para assegurar que isso seja feito de forma eficaz”, argumenta o presidente da APCD-RMC, Paulo Henrique Marques Oliveira.

Atualmente, 1.756 profissionais da Odontologia atuam na cidade (1.447 cirurgiões-dentistas, 83 técnicos em Prótese Dentária, 39 técnicos em Saúde Bucal, 169 auxiliares de Saúde Bucal e 18 auxiliares de Prótese Dentária) que serão divididos em duas etapas de vacinação: sábado (6/2) para profissionais acima dos 60 anos e domingo (7/2) para os demais. Para receber a vacinação é necessário apresentar o documento profissional comprobatório (registro do CRO), CPF, RG e, até o momento, o CNES com endereço de Mogi.


Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834