O
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), pautado pela
transparência, democracia e participação, divulga seu segundo balanço de atividades.
O relatório traz informações dos setores de Ética, Fiscalização, Inscrição e
Orientação Profissional referente aos meses de abril, maio e junho de
2019.
No
segundo trimestre, o setor de Fiscalização, responsável por supervisionar o
exercício profissional na Odontologia em todo o estado de São Paulo, recebeu
471 solicitações, sendo a maioria por publicidade irregular.
A
equipe averigua a conduta profissional de cirurgiãs(ões)-dentistas, auxiliares
e técnicos em saúde bucal, assim como infrações ao Código de Ética. O
monitoramento é feito mediante denúncias e diligências. No período foram
gerados 468 processos de fiscalização a partir das solicitações.
O departamento de Ética, responsável pela análise e parecer
dos casos que infringem o Código de Ética Odontológica, recebeu 89 denúncias. O
setor, que trabalha em conjunto com a Fiscalização, também é encarregado de
examinar e instaurar processos éticos.
No
período analisado foram realizados 600 atendimentos pelo departamento de
Orientação Profissional. O setor é responsável por prestar esclarecimentos
sobre a atuação dos profissionais, presencialmente na sede do CROSP – após
agendamento no CROSP Atende – ou por meio do canal Fale Conosco.
Durante
o segundo trimestre, os três setores enviaram 665 ofícios. Entre os documentos
estão manifestações, respostas a ofícios recebidos, arquivo de denúncias,
despacho de arquivos, citações, notificações, arquivamento de denúncia e
contato com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
O
canal Fale Conosco realizou 5.363 atendimentos nos meses analisados. O acesso é
feito pelo site do CROSP. Os inscritos podem enviar dúvidas, solicitações de
serviços, denúncia de infrações éticas, entre outros. Cada caso é encaminhado
para os departamentos responsáveis pelo assunto.
O
CROSP recebeu 1.909 pedidos de inscrição profissional no segundo trimestre. O
setor também esclarece dúvidas sobre as diferentes modalidades de registro e
documentação exigidas pela autarquia.