Pautado no compromisso com a transparência e o diálogo permanente com os inscritos, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo divulga o balanço referente às atividades realizadas pela autarquia durante o primeiro trimestre de 2020. Os dados apresentados foram coletados dos setores de Ética, Fiscalização, Orientação Profissional e Inscrição e são relativos ao período entre 1º de janeiro a 31 de março de 2020.
No período analisado, o setor de Ética, responsável pela análise e parecer dos casos que infringem o Código de Ética Odontológica, recebeu 376 expedientes de fiscalização e 58 denúncias. Além disso, o departamento também realizou 266 atendimentos e 117 audiências.
Ao setor de Fiscalização, responsável pela supervisão da atuação profissional da Odontologia, foram feitos 677 pedidos de fiscalização no primeiro trimestre do ano. Destes, 472 foram referentes a casos de publicidade irregular, 43 de exercício ilegal da Odontologia por cirurgiãs(ões)-dentistas e 17 por exercício irregular das profissões auxiliares. Importante ressaltar que algumas solicitações de fiscalização relataram mais de uma irregularidade, sendo registradas em mais de uma categoria.
Por sua vez, o setor de Orientação Profissional realizou 1473 atendimentos entre 1º de janeiro e 31 de março. Entre eles, 833 foram por meio da plataforma Fale Conosco, 78 foram feitos presencialmente, 66 chegaram por e-mail e 20 foram por ligações telefônicas. Também entre os atendimentos estão 476 designações de profissionais para juntas odontológicas.
Neste período o CROSP também recebeu 4482 pedidos de inscrição profissional de pessoas físicas e jurídicas. O setor de Inscrição também é responsável por esclarecer dúvidas sobre as diferentes modalidades de registro e documentação exigidas pela autarquia.
A plataforma Fale Conosco, pela qual os inscritos podem enviar dúvidas, solicitações, denúncias, sugestões, elogios e outras demandas para todos os setores do CROSP, recebeu 7637 mensagens nos primeiros meses de 2020. Entre os departamentos que mais foram procurados pelos inscritos estão o de Cobrança, com 4190 solicitações, o de Inscrições, com 1348 e o de Orientação Profissional com 833.
Por fim, no período analisado, foram enviados 1619 ofícios para Conselhos de saúde, poder público, órgãos de fiscalização, entre outros. O setor de Ética foi o que mais enviou comunicados oficiais (801), seguido de Inscrições (653), Fiscalização (151) e Orientação Profissional (14).