O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, pautado no compromisso com a transparência e o diálogo permanente com os inscritos, divulga números do balanço das atividades do quarto trimestre de 2019. Os dados apresentados foram coletados dos setores de Ética, Fiscalização, Orientação Profissional e Inscrição referente aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado.
No período analisado, o setor de Ética, responsável pela análise e parecer dos casos que infringem o Código de Ética Odontológica, recebeu 130 denúncias e 105 expedientes de fiscalização. No trimestre também foram realizadas 172 audiências e 154 atendimentos presenciais.
O setor de Fiscalização que supervisiona a atuação profissional da Odontologia teve 549 solicitações no trimestre em questão. Destas, 373 foram referente a casos de publicidade irregular, 33 de exercício ilegal da Odontologia por cirurgiãs(ões)-dentistas e 16 por exercício irregular de profissões auxiliares.
Já a Orientação Profissional realizou 624 atendimentos entre os meses de outubro a dezembro do ano passado. Dos quais, 503 foram por meio da plataforma Fale Conosco, 60 por ligações telefônicas, 35 presenciais e 26 por e-mail.
Entre os setores citados foram enviados 999 ofícios para Conselhos de saúde, poder público, órgãos de fiscalização, entre outros. O setor de Ética foi o que mais enviou comunicados oficiais (837), seguido de Fiscalização (153) e Orientação Profissional (9).
Durante o quarto trimestre, a plataforma Fale Conosco, pela qual os inscritos podem enviar dúvidas, solicitações de serviços, denúncia de infrações éticas, sugestões, elogios, e outras demandas, recebeu 5049 mensagens. Destas, 2619 foram direcionadas ao setor de Cobranças, 515 ao de Inscrição e 337 à Fiscalização.
Nos últimos três meses de 2019 o Conselho teve 1609 pedidos de inscrição profissional de pessoas físicas e jurídicas. O setor de Inscrição também é responsável por esclarecer dúvidas sobre as diferentes modalidades de registro e documentação exigidas pela autarquia.