Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP completa 56 anos

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) completa 56 anos de atuação nesta sexta (10/6/22), cumprindo seu papel de dar voz e visibilidade aos profissionais da área, fiscalizando e conscientizando eticamente a classe. Apesar de a instituição dos Conselhos Regionais ter acontecido em 14 de abril de 1964, conforme a Lei nº 4.324, somente dois anos depois as diretorias foram nomeadas. 

No dia 10 de junho de 1966, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) indicou os primeiros nomes às diretorias dos três primeiros CROs, sendo eles dos estados de São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro. De lá para cá, o CROSP está em seu 13ª presidente, com diretorias eleitas pelos cirurgiões-dentistas a cada biênio e muito trabalho realizado. 

A regulamentação do exercício da Odontologia no Brasil foi sancionada no mesmo ano (1966), de acordo com a Lei 5.081, pelo então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. 

Em mais de cinco décadas, houve diversos avanços na área. A profissão cresceu e consolidou-se para os mais de 140 mil profissionais, entre cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos das áreas de saúde bucal e prótese dentária. 

O mercado odontológico se ampliou, reconheceu mais especializações da Odontologia e houve a necessidade de criar Delegacias Seccionais, em pontos estratégicos do Estado, para facilitar o dia a dia dos profissionais. 

Atualmente o CROSP conta com 34 Seccionais, unidades às quais são delegadas atribuições com o objetivo de administrar a jurisdição, intermediando o relacionamento do Conselho com os profissionais. 

O CROSP conta, também, com câmaras técnicas de especialidades, de profissões auxiliares, de habilitações, comissões e grupos de trabalhos, com o objetivo de assessorar os profissionais sobre os assuntos científicos relacionados às respectivas especialidades odontológicas. 

O Código de Ética Odontológica passou por uma atualização, sendo aprovado pela Resolução CFO-118/2012, e está vigente desde 1º de janeiro de 2013, com várias ações do CROSP visando a adaptação das regras à realidade. 

O Conselho, ao longo desses anos, tem desenvolvido projetos de saúde pública que visam beneficiar a população em relação à saúde bucal, com orientações e ações de saúde e bem-estar. 

O CROSP comemora os 56 anos de existência com satisfação pelo que é feito e com um olhar especial às evoluções odontológicas, sempre pensando em melhorar cada vez mais as condições para a Classe e para a população.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834