Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP celebra o Dia do Técnico e do Auxiliar em Saúde Bucal

Auxílio dos profissionais faz toda diferença para o atendimento do Cirurgião Dentista

No dia 24 de dezembro é comemorado o Dia do Técnico em Saúde Bucal (TSB) e do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) reconhece a importante atuação desses profissionais para o eficiente desempenho da Odontologia. Atualmente, existem mais de 4 mil Técnicos e 28 mil Auxiliares inscritos na Autarquia. 

As atividades diárias do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar de Saúde Bucal contribuem para a melhor atenção aos pacientes pelos Cirurgiões-Dentistas, isso porque eles são responsáveis por otimizar e evitar intercorrências durante o atendimento odontológico, além de promover a saúde bucal.  

A profissão de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal foi regulamentada em 2008 por meio da Lei nº 11.889. Embora sua regulamentação seja relativamente recente, a técnica em instrumentação cirúrgica, Auxiliar de Saúde Bucal e presidente da Câmara Técnica de Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do CROSP, Elizabeth Gomes da Silva, explica que se trata de uma função tão antiga quanto à do Cirurgião-Dentista. “Se olharmos as pinturas e fotos antigas, veremos que, de acordo com esses registros, havia sempre a figura de alguém auxiliando o Cirurgião-Dentista”. 

Há 42 anos atuando como ASB, Elizabeth avalia mudanças e melhorias conquistadas no decorrer do tempo, entre elas a Resolução CFO-207, de 18 de junho de 2019, que reconhece e regulamenta o escaneamento intraoral pelo Cirurgião-Dentista e Técnico em Saúde Bucal. Por meio dela, o TSB passou a ser habilitado para realizar o procedimento com a supervisão do Cirurgião- Dentista. 

Já a Resolução CFO-179 também foi considerada um avanço. Ela permite que o técnico realize tomadas radiográficas e por imagem de uso odontológico, nos consultórios ou clínicas.

Vínculo e acolhimento 

A importância dos profissionais reflete-se ainda em todas as fases do atendimento. Além de auxiliar o Cirurgião-Dentista na Odontologia Hospitalar e na promoção da saúde bucal, por meio de orientações aos pacientes sobre a correta escovação e higienização, eles agilizam procedimentos, igualmente importantes, como a esterilização de materiais e o gerenciamento de resíduos. 

 

Esses profissionais aumentam o vínculo com o paciente por meio do acolhimento. “Muitas vezes, no primeiro contato com Cirurgião-Dentista o paciente não relata algumas coisas durante a anamnese, mas comenta com o ASB ou TSB. E, se são informações relevantes, ele informa ao Cirurgião-Dentista para melhoria do procedimento”.    

O Técnico e o Auxiliar colaboram para diminuir efeitos adversos nos tratamentos. “Trata-se de um trabalho em equipe, e quando a equipe funciona bem o trabalho também vai bem”. 

A presidente da Câmara Técnica de Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal parabeniza os profissionais pela dedicação à profissão. “Espero que possamos ter cada vez mais progresso e melhorias na profissão e que sejamos cada vez mais reconhecidos”. 

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834