Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

CROSP @ssiste: Conselho lança novo programa de fiscalização virtual

O objetivo do CROSP @ssiste é garantir que as divulgações veiculadas nas redes sociais sigam a norma ética profissional e as leis regentes

De olho nos adventos tecnológicos, principalmente nos tempos atuais, em que as redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação com a população, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) lança uma nova ferramenta para ampliar as fiscalizações on-line, o programa recém-criado, CROSP @ssiste, que tem objetivo de assegurar que o Código de Ética Odontológica seja seguido corretamente no ambiente virtual.

Com a criação desse novo programa, o CROSP passará a ter um “vigilante virtual” para ficar de olho, principalmente, nas redes sociais e garantir que as propagandas sejam divulgadas de acordo com as normas éticas e as leis vigentes. O programa visa modernizar e agilizar todo o processo fiscalizatório.

Para isso, as equipes de Fiscalização do CROSP @ssiste estarão atentas às publicações e às propagandas veiculadas, principalmente nas redes sociais, por ser um espaço que ganhou bastante visibilidade de usuários e tornou-se um dos canais primordiais de comunicação entre o profissional e o paciente.

De acordo com o Setor de Fiscalização do CROSP, a modernização visa, também, trará maior celeridade dos atos de fiscalização.

Vale reforçar que a fiscalização virtual não substitui a fiscalização presencial. Na realidade, ela se torna aliada do processo fiscalizatório, o que aumenta a eficiência da apuração das divulgações feitas na internet por profissionais inscritos CROSP.

A fiscalização on-line seguirá os mesmos critérios das presenciais quanto a necessária observância das normas éticas relacionadas à publicidade, anúncio e propaganda da Odontologia.

O Conselho continuará observando as denúncias de profissionais, de pacientes e de cidadãos pelos demais canais de comunicação do CROSP.

Vale destacar que o CROSP, como órgão fiscalizador ético, desenvolve, frequentemente, diversas campanhas, com dicas de como produzir conteúdo e de como elaborar posts e peças de divulgação para a internet, inclusive disponibilizando material explicativo, como o e-book Dicas de comunicação para Cirurgiões-Dentistas, acessível no site oficial do Conselho. 

Investimento

Para a implantação do projeto CROSP @ssiste, o Conselho constituiu uma equipe específica na Fiscalização e, além disso, em 2022 iniciou a contratação de fiscais e agentes fiscais, passando o quadro a constituir mais de 50 colaboradores.

Fiscalizações

As atividades de fiscalização do CROSP visam atender as denúncias realizadas de forma anônima ou formalizada via representações, além de possuir uma programação de visitas rotineiras aos profissionais e estabelecimentos odontológicos. As visitas e fiscalizações ocorrem aos Cirurgiões-Dentistas, aos Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária, aos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, estejam em âmbito público ou privado, além dos estabelecimentos prestadores de assistência odontológica, radiologias, laboratórios de próteses dentárias e outros vinculados à Odontologia situados no estado de São Paulo.

Em relação ao ambiente virtual, além do projeto específico do CROSP @ssiste, as equipes da Fiscalização também atuam realizando averiguações na internet, para apurar e adotar medidas para regularização de eventual conduta de desvio ético nas postagens dos profissionais, consultórios e clínicas Odontológicas. 

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834