CROSP apoia Campanha de Prevenção de Câncer Labial

Ação que envolve Cirurgiões-Dentistas promove orientação entre os ambulantes das praias de Santos

Os ambulantes que atuam nas praias são mais vulneráveis a desenvolver câncer labial devido à alta exposição ao sol que acabam tendo em sua atividade profissional. Mas será que eles estão se protegendo de forma correta?

Pensando em promover prevenção a esta grave doença e também em realizar um levantamento epidemiológico, a Universidade Santo Amaro (UNISA) reuniu uma equipe de 40 Cirurgiões-Dentistas, previamente treinados, que percorrerão as praias de Santos no próximo dia 15 de abril (sábado), a partir das 9 horas, abordando todos os ambulantes que estiverem exercendo suas atividades no dia. O público-alvo será entrevistado e receberá o folder informativo com instruções sobre autoexame e proteção solar.

A campanha conta com o apoio da Prefeitura de Santos, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon) e da Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (Abraccii).

Coordenador da atividade e professor do Programa de Mestrado e Doutorado da UNISA, o Professor Doutor Caio Vinícius Roman Torres explica que quando o diagnóstico de lesão de câncer labial é tardio, o prognóstico é muito desfavorável: “Os tratamentos são muito mutilantes, paliativos e dispendiosos para as unidades hospitalares e planos de assistência médico-odontológicos. Quando o diagnóstico é feito nos estágios iniciais, o câncer labial pode ser considerado curável”.

Dr. Roman esclarece que orientar a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento deste câncer é importante. “Se quem tiver predisposição e tiver exposição excessiva ao sol tomar cuidados, pode evitar muitos problemas. Vamos orientar esse público e mostrar como realizar o autoexame de boca periódico, já que o câncer nas fases iniciais não apresenta sintomas”, explicou.

A campanha percorrerá toda a faixa de areia entre o Emissário Submarino e o Aquário Municipal. “Teremos também uma unidade móvel localizada no Canal 3 com a praia e os ambulantes em que lesões forem observadas no lábio poderão realizar exames de diagnóstico e tratamento imediatamente ou poderão ser encaminhados para tratamento posterior”, informou Dr. Romam.

Campanha de Prevenção ao Câncer Labial nos Ambulantes

Data: 15 de abril (sábado)

Horário: a partir das 9 horas

Local: Orla da Praia de Santos (entre o Emissário Submarino e o Aquário).