Conselhos mobilizam-se contra notícias falsas na campanha nacional “Conecte-se: informação segura é nosso direito”

Você sabia que notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras? Com tanta fake news circulando pela internet, é importante ter cuidado! Por isso, o Sistema Conselhos de Odontologia lançou, na segunda-feira (14/12), a campanha “Conecte-se: informação segura é nosso direito”. A proposta é reforçar a importância dos canais oficiais de comunicação dos Conselhos contra a desinformação e o alerta é para toda a classe.

“Precisamos assumir o protagonismo da comunicação odontológica. Formamos uma importante rede de notícias sobre o trabalho desenvolvido diariamente em defesa da valorização da Odontologia e proteção da sociedade. É preciso reforçar, também, a conscientização acerca do direito de acesso à informação segura. Nossos canais de comunicação são atualizados todos os dias. Conecte-se”, defendeu Juliano do Vale, presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Além disso, a campanha também pretende estimular, ainda mais, o compartilhamento de conteúdo oficial por parte dos profissionais de Odontologia nos perfis pessoais, nos grupos, nos ambientes acadêmicos, nas comunidades odontológicas de produção científica e aos colegas de trabalho.

Dados
Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), cada postagem verdadeira nas redes alcança, em média, mil pessoas. Enquanto isso, as publicações falsas são mais populares, atingindo de mil a 100 mil pessoas e o que torna o alcance tão grande é o compartilhamento.

O estudo Iceberg Digital mostrou ainda que 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa, em uma pesquisa realizada na América Latina.

Portanto, viu uma notícia e não sabe se ela é verdadeira? Confira nas redes e no site do CROSP e do CFO e espalhe conhecimento!