Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Confira como foram as palestras on-line de novembro na TV CROSP

O CROSP trouxe os temas mais atuais da Odontologia para debate nos webinares do mês de novembro. Fique por dentro!

 

A Câmara Técnica de Radiologia Odontológica e Imaginologia trouxe o professor Israel Chilvarquer para falar sobre os “Novos Paradigmas do Uso das Tomografias de Alta Resolução na Endodontia”. A palestra teve abertura do presidente do CROSP, Marcos Capez, que destacou o benefício da tecnologia no diagnóstico odontológico. Os aparelhos de tomografia oferecem mais agilidade para o tratamento, permitindo a identificação precoce e segura das doenças endodônticas. 

 

Para quem quer empreender com o próprio negócio, a dica é o webinar “Pensando em ser uma Pessoa Jurídica: Orientações de um contador para abrir e manter uma empresa da melhor forma”, ministrado pelo contador Ricardo Coelho. Ele falou sobre as vantagens e desvantagens em sair do regime de pessoa física para trabalhar como empresa ou com prestação de serviços na Odontologia, a atenção que os profissionais precisam para fazer a mudança de um regime para outro e como isso reflete na tributação e nos deveres fiscais da(o) cirurgiã(ão)-dentista.

O mês também foi marcado pela Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, um alerta para o tratamento dessa doença que é muito falada entre os profissionais de Saúde Bucal, mas pouco conhecida pela população. O que, na maioria das vezes, leva ao diagnóstico tardio, tornando a conscientização um dos principais desafios para a Odontologia. Foram dois dias de palestras com especialistas em epidemiologia do câncer de boca, diagnóstico, fatores de risco, prevenção, tratamento, reabilitação, impacto populacional e muito mais, tudo organizado pela Câmara Técnica de Estomatologia.

 

Outras duas tendências abordadas na programação foram a Odontologia Domiciliária e os cuidados odontológicos com a população idosa no home care. Denise Tibério, especialista em Periodontia e Odontogeriatria e presidente da Câmara Técnica de Odontogeriatria do CROSP, e Antônio Carlos Moura, especialista em Odontogeriatria, mestre em Gerontologia e presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CROPE), falaram sobre os grandes desafios do atendimento domiciliar, o relacionamento com o paciente fora do consultório e o preparo das(os) cirurgiãs(ões)-dentistas para essa modalidade de atuação.

 

Fernando Morales Hirata, coordenador do setor de Orientação Profissional do CROSP, levantou três importantes reflexões no webinar “Publicidade Odontológica e a Ética Profissional”: se as(os) cirurgiãs(ões)-dentista realizam a publicidade conforme os preceitos éticos; se já leram o Código de Ética Odontológica e as demais normas; e se conhecem os requisitos legais para a realização de uma publicidade ética. A atenção dada ao tema foi motivada pelo alto índice de processos éticos e expedientes de fiscalização relacionados à publicidade irregular. São mais de 60% dos casos em andamento. Outra palestra que abordou a ética da profissão foi a de “Fiscalização do CROSP”, com a supervisora-Geral da Fiscalização de São Paulo, Cláudia Garrido. Ela falou do papel do Conselho, do funcionamento da fiscalização e da importância da atuação dentro das normas regulamentares. 

 

Já o diretor de Assuntos Éticos do CROSP, Pablo Luiz Pistoni, e a presidente da Comissão de Ética do CROSP, Sofia Uemura, falaram dos trâmites dos processos e a melhor forma de prevenção, seguindo o Código de Processo Ético Odontológico. Além disso, lembraram os profissionais que os processos nascem a partir da denúncia e/ou da própria fiscalização e podem resultar, no pior dos cenários, na perda do exercício. 

 

Um mercado odontológico em ascensão é o de próteses. Mas, por lidar com a estrutura óssea dos pacientes, essa especialização implica em tratamentos complexos e delicados que precisam de estudos completos. Quem pensa em ingressar na área deve aproveitar o webinar de “Próteses cirúrgicas: do planejamento à reabilitação”, realizado pela Câmara Técnica de Prótese Bucomaxilofacial. A professora Titular do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Universidade São Paulo (USP), Cláudia Helena Lovato, falou das próteses obturadoras, dos fatores relacionados ao bom prognóstico, das finalidades e dos cuidados necessários.     

 

Novembro foi encerrado ainda com destaque para a atuação de auxiliares e técnicos em Saúde Bucal durante a pandemia. O papel fundamental desses profissionais no trabalho de  combate e controle da proliferação da Covid-19 nos espaços odontológicos foi tema da apresentação da biomédica Lusiane Camilo Borges, especialista em Microbiologia e cirurgiã-dentista especialista em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecções. Ela compôs o painel do seminário virtual promovido pela Câmara Técnica de Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal, no fim do mês, e desmistificou os tabus de classe hierárquicas no consultório, pontuando a essencial atuação de todos os profissionais de forma integrada.

 

Ficou interessado? Você pode conferir tudo isso e muito mais no canal da TV CROSP, no YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para ficar por dentro da programação!

 

Confira abaixo os links para cada palestra de novembro:

 

“Novos Paradigmas do Uso das Tomografias de Alta Resolução na Endodontia”:

https://www.youtube.com/watch?v=ejKM7YdZav4

 

“Pensando em ser uma Pessoa Jurídica? Orientações de um contador para abrir e manter uma empresa da melhor forma!”:

https://www.youtube.com/watch?v=WSSp6nLFjbE

 

Semana de Prevenção ao Câncer Bucal:

Parte 1 – https://www.youtube.com/watch?v=WzPGPXjyi_A

Parte 2 – https://www.youtube.com/watch?v=WV4XIlm7tU8

 

“Odontologia Domiciliária: atividade promissora”:

https://www.youtube.com/watch?v=mLzhnwWPvrY

 

“Publicidade Odontológica e a Ética Profissional”:

https://www.youtube.com/watch?v=pa28XG-lBFA

 

“Fiscalização do CROSP”:

https://www.youtube.com/watch?v=1jtTsSBsl5k

 

“Como evitar um processo ético”:

https://www.youtube.com/watch?v=hofYaiYG7P0

 

“Próteses cirúrgicas: do planejamento à reabilitação”:

https://www.youtube.com/watch?v=fG9gtlcfh0c

 

“O trabalho fundamental do Auxiliar e do Técnico em Saúde Bucal na biossegurança em tempos de pandemia”:

https://www.youtube.com/watch?v=gtBimadvVBY

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834