Como a mínima intervenção pode mudar a sua prática clínica

O odontopediatra Dr. José Carlos Imparato falou sobre a possibilidade de escolha entre a Odontologia invasiva ou menos invasiva

O cirurgião-dentista Dr. José Carlos Imparato abordou, durante palestra realizada na tarde dessa sexta-feira (1), o tema “Como a mínima intervenção pode mudar a sua prática clínica”. A apresentação compôs a programação científica do 39º CIOSP.

Durante a explanação, ele exibiu casos clínicos de pacientes que foram tratados por meio de intervenções menos invasivas, nas quais procedimentos como a substituição do isolamento absoluto foram trocados pelo isolamento relativo, que surtem os mesmos efeitos. Segundo ele, existem várias possibilidades de restauração que dispensam a remoção ou mesmo procedimentos mais invasivos.

Dr. José Carlos mencionou avanços como os que vêm ocorrendo na Odontologia Digital, como o uso de coroas de aço, além de outras soluções empregadas nos tratamentos.

Odontologia Sustentável

O conceito de Odontologia Sustentável também foi lembrado pelo odontopediatra. “O profissional da Odontologia precisa pensar cada vez mais no meio ambiente. Pensar no recolhimento, por exemplo, de escovas e do creme dental. Hoje, algumas empresas se preocupam com isso e disponibilizam caixas para descarte desses materiais”.

Por fim, aconselhou o exercício de uma Odontologia com respeito e com escolha sábias – invasiva ou menos invasiva.