Os cirurgiões-dentistas Fábio Daumas Nunes e Fábio Bibancos de Rose foram os escolhidos para receberem a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico. O resultado foi divulgado, nessa segunda-feira (09/11), pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A honraria, cujo processo de análise foi realizado pela Comissão da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional/CFO, prestigia cirurgiões-dentistas e autoridades que contribuíram de forma significativa no último ano para a valorização da Odontologia no Brasil.
Nunes será contemplado com a medalha na categoria A – contribuição profissional nos campos da ciência, seja na pesquisa e/ou no ensino, enquanto Bibancos de Rose receberá a honraria na categoria B – contribuição honorífica, no plano do desempenho social, político e nos serviços.
“Essa medalha já existe há algum tempo e vem agraciando diversas pessoas que respeito muito. Só posso dizer que para mim é uma grande honra e fico muito feliz”, diz Nunes.
Bibancos de Rose corroborou, citando o trabalho da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Turma do Bem, que presta atendimento odontológico gratuito a jovens de 11 a 17 anos e a mulheres vítimas de violência. “É com muita alegria que recebo esse reconhecimento da classe odontológica. Mas quero lembrar que a organização social Turma do Bem existe, pois uma rede de 17 mil cirurgiões-dentistas voluntários decidiu se unir para levar odontologia para pessoas que precisam de tratamento dental. Através da odontologia, devolvemos autoestima para 80 mil pessoas e mostramos para a sociedade a importância da nossa profissão como agentes transformadores.”
A solenidade de entrega da medalha tem previsão de acontecer em abril de 2021, mês comemorativo de criação dos Conselhos de Odontologia.