Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Cirurgião-Dentista tem papel fundamental no diagnóstico precoce do lúpus

CROSP lembra a importância de conhecer a doença e destaca a colaboração do Cirurgião-Dentista no diagnóstico e tratamento.

O Dia Mundial do Lúpus é lembrado no mês de maio (10), com o objetivo de promover informação e conhecimento sobre uma das mais graves doenças autoimunes conhecidas atualmente. Além de esclarecer o que é o lúpus, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) destaca o papel fundamental do Cirurgião-Dentista no diagnóstico precoce da doença.

O lúpus eritematoso é uma doença autoimune mais comum em mulheres na faixa dos 40 anos e mais predominante na raça negra. Os sinais e sintomas são variados, sendo que o mais comum é o comprometimento das articulações, pele, cérebro, pulmões e outros órgãos. Além desses sintomas, o paciente relata, ainda, cansaço, cefaleia e emagrecimento súbito. A doença não tem cura, porém, apresenta períodos de remissão.

O diagnóstico é feito através do exame clínico e exames laboratoriais. A cavidade bucal também pode ser afetada, ainda que seja raro. O Cirurgião-Dentista e membro da Câmara Técnica de Estomatologia do CROSP, Dr. Artur Cerri, explica que, na boca, o lúpus pode ser caracterizado com aspecto variado, sendo mais comum apresentar ulcerações, manchas avermelhadas, áreas esbranquiçadas, avermelhadas e lesões bolhosas.

“Essas lesões são mais encontradas na mucosa jugal, palato, lábios e língua. Elas surgem de forma súbita e é uma característica de que a doença está ativa”.

O especialista esclarece que, embora o diagnóstico final seja do médico, o Cirurgião-Dentista pode colaborar no diagnóstico precoce da doença, principalmente durante o exame clínico, em que os sinais e sintomas podem ser observados pelo profissional. Por outro lado, as lesões bucais mencionadas em pacientes mais susceptíveis podem levar o Cirurgião-Dentista a suspeitar da doença.

Ainda de acordo com Dr. Artur, as lesões bucais, via de regra, são reflexo do estágio da doença. Sendo assim, podem ser ativas ou amenas. Ele acrescenta que uma característica importante nos pacientes portadores de lúpus é o comprometimento de manchas escurecidas ou avermelhadas que afetam o nariz e o zigomático, conhecida como asa de borboleta. Essa alteração, segundo Dr. Artur, ocorre em 80% dos pacientes portadores de lúpus. Não obstante, essa lesão é exacerbada pelo sol. Manchas semelhantes podem ocorrer em outros locais da pele, quase sempre em áreas expostas ao sol.

“O resultado histopatológico das lesões bucais não serve como diagnóstico único, pois as alterações encontradas são comuns em outras lesões. O hemograma, exame esse que pode ser solicitado pelo Cirurgião-Dentista, apresenta leucopenia (contagem total de leucócitos abaixo do limite inferior normal para a população) e linfocitopenia (condição em que há um baixo nível de linfócitos no sangue) e, em 30% dos casos, o exame pode revelar anemia com diminuição dos eritrócitos”.

Tratamento

Com relação ao tratamento desses pacientes, Dr. Artur lembra que ele inclui imunossupressores. Portanto, as intervenções cirúrgicas devem ser feitas com cautela, uma vez que todos os imunossupressores, como a cortisona, diminuem a imunidade do paciente, deixando-o mais frágil e mais sujeito a complicações.

“Nesses casos, a resistência do paciente é mais baixa. Havendo necessidade, em casos de cirurgia, o profissional deve avaliar a possibilidade de fazer cobertura com antibióticos. Cabe ao profissional avaliar a opção de medicar o paciente preventivamente”.

Por fim, o especialista lembra que a participação do Cirurgião-Dentista na suspeita de lúpus é real e fundamental, uma vez que as manifestações bucais podem ser as primeiras alterações antes do comprometimento de outras áreas e órgãos. “É importante ressaltar que o exame clínico bem elaborado e completo é imprescindível na elaboração de qualquer diagnóstico, mesmo porque é um requisito legal”, pontua.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834