Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Cirurgião-Dentista precisa alertar jovens sobre os riscos do uso de piercings na boca

Outra forma de expressão utilizada pelos adolescentes é a colocação de piercings dentro da cavidade oral ou nos lábios. Neste contexto, segundo a Cirurgiã-Dentista e membro da Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Miriam Abdo de Camargo Pinheiro, o Cirurgião-Dentista também deve informar sobre as implicações importantes que poderão ocorrer caso a pessoa opte pela utilização do adorno. Entre elas, as mais comuns são a retração gengival; o acúmulo de biofilme (placa bacteriana) e a formação de cálculo salivar ao redor do piercing, com a possibilidade de contaminação por fungos.

 

Pode ocorrer ainda a fratura de dentes devido ao contato com o piercing; o aumento da salivação, possibilitando o aparecimento da queilite angular (boqueira); a língua bífida – o piercing lingual pode rasgar o órgão e levar ao Carcinoma Bucal (câncer), devido ao atrito constante do piercing com a mucosa bucal. 

Dra, Miriam considera desafiador, mas extremamente importante, o papel do Cirurgião-Dentista junto aos adolescentes, uma vez que o paciente jovem pode encontrar no profissional alguém que o acolha e oriente nessa fase de grandes descobertas, dúvidas e incertezas. “O Ortodontista pode se tornar um orientador, um profissional com quem ele tira dúvidas e até direciona para tratamentos multidisciplinares que atenda às suas demandas para vida. Trata-se de um olhar carinhoso, muito além dos dentes”, finaliza a profissional.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834