Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, conhecida como Julho Verde, recebe todos os anos o apoio da classe odontológica. Isso porque o diagnóstico precoce reflete diretamente no sucesso do tratamento e no salvamento de vidas, sendo possível com a atuação eficaz e atenciosa dos cirurgiões-dentistas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são cerca de 40 mil novos casos desses tipos de câncer por ano no Brasil. As manifestações são diversas, podendo atingir as vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengiva, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais. O Sistema Conselhos de Odontologia, formado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pelos conselhos regionais, apoia essa iniciativa, com o objetivo de envolver os profissionais de Saúde Bucal nas ações preventivas e no acompanhamento de possíveis sinais da doença em pacientes odontológicos.