Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

As providências do gabinete de crise para a vacinação contra a Covid-19 e os avanços no tratamento para o Bruxismo foram temas dos webinários do CROSP, em março

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) vem mantendo ações contínuas para imunizar todos os profissionais da Odontologia, devido ao alto risco de contaminação pela Covid-19, ao qual estão expostos no atendimento ao público. 

No webinar transmitido no dia 31 de março foram detalhadas as ações do gabinete de crise. O presidente do CROSP, Marcos Jenay Capez, fez um relato amplo sobre as ações que estão sendo tomadas em conjunto com a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD Brasil) e com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Seção São Paulo, para cobrar iniciativas dos órgãos competentes para a vacinação dos profissionais. 

De acordo com Marcos Capez, desde o final do ano passado os ofícios enviados aos órgãos públicos foram elaborados e encaminhados de forma conjunta, a fim de demonstrar que os dirigentes da classe odontológica do Estado estão unidos, zelando e cuidando da saúde dos profissionais que atuam na área.  Ele explicou que os Conselhos Profissionais não têm autorização ou competência para comprar as vacinas, mas que está exigindo o cumprimento do Plano Nacional de Imunização que prioriza a vacinação dos profissionais da saúde. Para o presidente do CROSP, assim como os cirurgiões-dentistas não podem deixar seus pacientes desamparados, os governantes não podem deixar essa classe profissional desamparada.

O webinar também contou com a participação do tesoureiro e do CROSP, Marco Manfredini e de Roberto Kairalla, secretário do Conselho, que falaram sobre as tratativas feitas junto ao governo de São Paulo que iniciaram mesmo antes da liberação das vacinas pela ANVISA. Marcos Manfredini reforçou ainda que as decisões sobre a distribuição e aplicação das vacinas são de responsabilidade das instâncias administrativas do SUS e salientou a falta de vacinas para garantir a imunização dos grupos prioritários. O secretário do CROSP, Roberto Kairalla, também destacou que o Conselho vem solicitando a vacinação imediata dos profissionais da Odontologia, inclusive por meio do Ministério Público Federal, e fez um alerta para os riscos aos quais esses profissionais estão submetidos.    

Para saber todos os detalhes das ações tomadas, assista ao webinar na TV CROSP: https://www.youtube.com/watch?v=gtuK05T_6sc.

Bruxismo do Sono 

O bruxismo tem merecido atenção para atualização dos profissionais e alerta à população, já que as condições podem representar processos dolorosos e mesmo perdas de estruturas ósseas significativas, além disso, pode fazer com que diversos tratamentos laminados ou próteses tenham os resultados comprometidos.

Com isso o CROSP estabeleceu um roteiro de três webinários sobre o tema. O mais recente, transmitido no dia 11 de março, contou com a participação da presidente da Câmara Técnica de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pelo CROSP, Maria de Lourdes Rodrigues Accorinte, que palestrou sobre: “Bruxismo do Sono e suas correlações com distúrbios do sono: evidências científicas atuais”. 

Os relatos desse distúrbio têm sido mais frequentes e, por isso, é tão importante estar atualizado. A idade de prevalência do bruxismo pode surpreender, de acordo com estudos apresentados no evento, entre 11% e 20% das crianças de até 11 anos de idade apresentam bruxismo, entre adultos jovens que têm entre 18 e 29 anos a taxa é de 13% e o percentual vai diminuindo para cerca de 3% para quem tem mais de 60 anos.  

Segundo a Dra. Maria de Lourdes Rodrigues Accorinte, o conceito de Bruxismo foi atualizado, em 2018, definido internacionalmente como: movimentos repetitivos de processos mastigatórios, classificados por um apertar ou ranger dos dentes, ou pode ainda ser caracterizado mesmo sem o contato dos dentes apenas pela tensão da mandíbula.  

Neste webinário a especialista esclareceu também sobre o diagnóstico que pode ser feito através das típicas irradiações de dores faciais e cefaléias, mas também por eletromiografia ou por polissonografia do sono e apresentou propostas que apresentam respostas mais efetivas para o tratamento dos movimentos que ocorrem durante o sono.  

Para saber todos os detalhes, acesse a TV CROSP: https://www.youtube.com/watch?v=Q5A6VC4pDlw.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834