Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Aproveite a Páscoa sem prejudicar os dentes

Na celebração da Páscoa, além das comemorações religiosas, a troca de ovos de chocolate, um dos símbolos da data, também se destaca. Essa tradição, consecutivamente, aumenta o consumo de doces neste período, principalmente entre as crianças.

Afinal, é possível conciliar o prazer das guloseimas sem descuidar dos dentes? De acordo com a cirurgiã-dentista Dra. Sofia Takeda Uemura, mestre em Odontologia e doutora em Ensino de Ciências, é possível sim conciliar o consumo de doces com a saúde da boca.

Apesar de o cacau possuir compostos com propriedades antibacterianas, ou seja, anticariogênica, a adição de ingredientes como açúcar facilita o desenvolvimento da cárie. “Por meio da fermentação bacteriana do açúcar ocorre a desmineralização dos tecidos dentais com o surgimento das cavidades que conhecemos como lesões de cárie”, explica Sofia.

A cirurgiã-dentista alerta que o importante não é necessariamente a quantidade de açúcar ingerida, mas quantas vezes esse consumo se repete no dia. “Sempre que o pH bucal torna-se ácido, o dente perde mineral e, depois, ganha quando o pH bucal se restabelece. A alta frequência de ingestão de alimentos açucarados vai manter o pH bucal ácido por mais tempo com o desenvolvimento das lesões de cárie”, explica.

A especialista destaca algumas dicas para aproveitar a Páscoa de forma saudável.

Evite o consumo precoce de açúcar – Com relação às crianças, quanto mais tarde se introduzir o açúcar na dieta, melhor. O consumo, em especial o da sacarose, deve ser evitado por crianças menores de 2 anos.

Incentive a escovação – A escovação dos dentes deve ser iniciada assim que os primeiros irrompem na cavidade bucal, com escova e creme dental fluoretado. A orientação é que a escovação ocorra após 15 a 20 minutos da ingestão dos alimentos açucarados ou ácidos

Consuma com disciplina e junto às refeições – Para prevenir o problema, é imprescindível que o consumo do açúcar seja disciplinado e, no caso das crianças, sob orientação. O consumo adequado é junto com as refeições, e não nos intervalos, pois assim os dentes não ficam sem escovação e suscetíveis à formação da cárie.     

Capriche na higiene bucal – A rotina de higiene bucal adequada também é imprescindível. Isso envolve o uso de fio dental e creme dental com flúor.

Consulte o cirurgião-dentista regularmente – Consultas regulares ao cirurgião-dentista, a fim de receber orientações personalizadas e o tratamento correto, é um hábito que precisa ser incorporado aos cuidados com a saúde.  

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834