Ano novo, mas as medidas de segurança continuam

No início da pandemia, o CROSP lançou o manual Biossegurança: Adequações técnicas em tempos de Covid-19 para preparar a Odontologia para as mudanças causadas pelo novo coronavírus. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas os cuidados continuam sendo essenciais para melhor segurança das(os) cirugiãs(ões)-dentistas e pacientes.

O reforço agora é do Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o e-book Covid-19 e a Odontologia – Medidas para aumentar a segurança de pacientes e profissionais. O livro digital é uma iniciativa da campanha “Odontologia: Sempre bem protegida para bem proteger”, ação conjunta do Sistema de Conselhos de Odontologia.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o momento é de intensificar os cuidados já adotados em ambiente odontológico. “Completamos nove meses de prevenção e combate à proliferação do coronavírus. Por isso, a importância de conscientizar também os pacientes acerca das recomendações necessárias pós-atendimento odontológico como medida preventiva. A responsabilidade é de todos na luta contra a Covid-19”, afirma.

As orientações já são conhecidas pela classe: uso de máscara de proteção, aferição de temperatura, verificação da saturação de oxigênio no sangue, higienização correta dos ambientes da clínica ou consultório odontológico, paramentação completa e mais. Os protocolos seguem as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Clique aqui para acessar o e-book do CFO e aqui para ler o manual do CROSP sobre biossegurança.