Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

Alimentação e saúde bucal:vitaminas e alimentos contribuem para um sorriso saudável

A alimentação equilibrada gera inúmeros benefícios para a manutenção da saúde do corpo, da alma e da mente. Uma dieta balanceada garante o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, uma vida melhor. 

A saúde bucal também depende de uma boa alimentação, como explica a Periodontista, Implantodontista, membro da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Raquel Correia de Bortholi Santos. “A dieta rica em nutrientes ajuda a manter os dentes fortes e saudáveis. Além disso, a alimentação rica e balanceada diminui a quantidade de bactérias nocivas que estão naturalmente presentes na nossa boca. A ingestão de alimentos ricos em nutrientes, em detrimento àqueles que são prejudiciais, garantirá uma boca mais preparada para combate-las”.  

Vitamina C

Um bom exemplo que ilustra a importância dos alimentos para a saúde bucal é a relação da vitamina C com a manutenção da saúde das gengivas. De acordo com Dra. Raquel, a vitamina C (substância presente em diversas frutas e vegetais) é muito importante para o nosso organismo e está relacionada com a produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imune. “A vitamina C, ou ácido ascórbico, possui grande importância e uma óbvia relação com tecidos gengivais”. 

A Cirurgiã-Dentista acrescenta que a falta de vitamina C impede a formação de colágeno maduro e que, sem ela, produzem-se reações de oxidação dependentes do ferro que inativam algumas enzimas necessárias à formação de colágeno. Estudos confirmam que essa falta de colágeno resulta no sangramento das gengivas e na reabsorção óssea, levando à perda dos dentes.  

Vale lembrar que o escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. “Um dos sintomas do escorbuto é a ocorrência de sangramento gengival e perda dos dentes. A prevenção é feita mediante à ingestão diária da vitamina”.

A vitamina C pode ser adquirida em alimentos como caju, tomate, espinafre, laranja, couve, manga, pimentão amarelo, brócolis e acerola.

  

Cálcio e vitamina D 

Outro elemento fundamental para a saúde bucal é o cálcio. O cálcio mantém os dentes e as gengivas saudáveis, substituindo as partículas perdidas desse elemento. Portanto, é essencial que a dieta esteja repleta de produtos lácteos, salmão, amêndoas e vegetais de folhas verdes escuras.

Já a alimentação rica em vitamina D3 ou colecalciferol, aliada à exposição solar segura, garantirá a fixação desse importante nutriente no organismo. Dra. Raquel lembra que a recomendação de ingestão alimentar diária de vitamina D pra adultos e idosos varia de 600 a 800 UI (Unidades Internacionais). 

A gema do ovo, o leite integral, a manteiga, peixes como sardinha, salmão e atum, além de ostras, são excelentes fontes de vitamina D, que está presente quase que exclusivamente em alimentos de origem animal e em alguns produtos fortificados, como as bebidas vegetais (também chamadas de “leites vegetais”). Sendo assim, não é possível encontrar esse nutriente em frutas, verduras, legumes, sementes, castanhas, cereais e grãos de forma significativa. “O mais perto disso são os cogumelos. Por isso, pra quem procura receitas vegetarianas, como saladas ricas em vitamina D, somente aquelas que incluem cogumelos, ovos e alguns tipos de queijos fortificados.

Além da vitamina C, do cálcio e da vitamina D, Dra. Raquel cita mais alguns itens que contribuem para a saúde bucal. 

Laticínios – O leite é fonte de cálcio, fósforo, ácido lático, proteínas e vitaminas indispensáveis para que ossos e dentes cresçam fortes e saudáveis. Além disso, o consumo de produtos lácteos durante a vida, tais como queijos e iogurte, ajuda na proteção contra certas substâncias que apresentam maior acidez, no desenvolvimento e na intensificação de sua mineralização, protegendo o esmalte do desgaste.  

Peixes – Além de serem boas fontes de cálcio, os peixes também são ricos em vitamina D, que atua diretamente na absorção de cálcio nos dentes, deixando-os ainda mais fortes. O salmão, rico em Ômega 3, componente importante para a saliva, é um alimento essencial para a saúde bucal, assim como a sardinha, peixe de valor mais acessível e tão rico nessa substância quanto o salmão. 

Água – Beber água pode prevenir problemas bucais, além de ser uma das principais aliadas da nossa saúde como um todo. A água mantém a higiene dental, auxilia na remoção de restos de alimentos e na manutenção dos níveis de minerais. Ela estimula a salivação, mantém a boca sempre hidratada, combate a presença de bactérias e até do mau hálito.    

      

Chá verde – Por ser um alimento de baixo pH, o chá verde diminui as substâncias ácidas da boca, evitando assim o desgaste do esmalte dos dentes, pois colabora com o aumento de produção da saliva que ajuda na limpeza dos dentes e no equilíbrio do pH bucal.  

Além disso, seu consumo ajuda na prevenção e combate ao mau hálito e previne a periodontite, já que contém flúor, mineral que previne o aparecimento de cárie. 

Maçã – Além de ser rica em vitaminas e nutrientes, a maçã ajuda a manter os dentes limpos. A mastigação da fruta “massageia” a gengiva, aumenta o fluxo da saliva, evita a formação da placa e ajuda no combate a cárie. 

Castanha-do-Pará – Possui grande quantidade de nutrientes essenciais para o organismo e os óleos contidos em sua composição ajudam a formar uma película protetora sobre os dentes, o que impede a fixação de bactérias. 

Gengibre – Possui propriedades denominadas anti-inflamatórias e é também um dos alimentos que ajudam no combate ao mau hálito, assim com o é responsável por equilibrar o funcionamento do aparelho digestivo. Suas propriedades também auxiliam no combate à gengivite e outras inflamações bucais. 

Goma de marcar sem açúcar – O chiclete, mesmo não sendo um alimento propriamente dito, é importante, pois estimula a mastigação, aumenta o fluxo de saliva na boca, remove partículas de alimentos e neutraliza os ácidos. Ele ajuda na limpeza dos dentes e até na prevenção de formação de cárie.

Brócolis – Contém ferro e cálcio, que juntos formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. O cálcio ainda é responsável pela formação e manutenção óssea dos dentes.  

Tomate – Rico em vitamina C, o tomate é uma fruta que ajuda a reduzir a presença de bactérias, aumentando a proteção dos dentes e da saúde bucal de modo geral. 

Portanto, para manter o sorriso saudável, Dra. Raquel recomenda a inclusão desses alimentos no dia a dia. “A alimentação balanceada, aliada aos cuidados preventivos, tipo escovação, uso correto do fio dental e visitas frequentes ao Cirurgião-Dentista, garantirão uma saúde bucal equilibrada”.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834