Abertas as inscrições para o VI Prêmio CROSP de Jornalismo

A partir de 1º de maio, jornalistas de todo o Brasil podem inscrever suas produções de 2020 e 2021 que falam sobre Saúde Bucal

A premiação mais esperada dos jornalistas de Saúde do país está de volta! Depois de um hiato no ano passado devido à pandemia da Covid-19, o Prêmio CROSP de Jornalismo lança sua VI edição. Este ano, os participantes poderão concorrer com as produções jornalísticas veiculadas entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de agosto de 2021. Mas, atenção, pois as inscrições serão abertas às 0h do dia 1º de maio e seguem até as 23h59 de 31 de agosto de 2021 (conforme horário oficial de Brasília/DF).

O prêmio realizado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) já é conhecido na imprensa e tem como objetivo reconhecer e valorizar os trabalhos jornalísticos que ofereçam conteúdos relevantes sobre saúde bucal para a população, como explica o presidente da autarquia federal, Marcos Jenay Capez. “O Prêmio CROSP de Jornalismo é uma importante ferramenta de disseminação e valorização da Odontologia, tanto para os profissionais como para a população. Todos os anos premiamos os conteúdos da imprensa que melhor se destacaram ao falar de saúde bucal e temos grandes expectativas com esta edição”, afirma.

Categorias

As categorias avaliadas são Escrita (escrita nacional e regional ou escrita on-line) e Audiovisual (telejornalismo e radiojornalismo). O prêmio final é de R$ 8 mil para os vencedores de cada subcategoria. As inscrições devem ser feitas no site premiocrospdejornalismo.com.br, onde os jornalistas terão a opção de anexar seus trabalhados, respeitando um limite de 10 megabytes por arquivo, além de consultar mais detalhes do regulamento. É no site também que estão as principais dúvidas e respostas sobre o Prêmio CROSP de Jornalismo, como quem pode participar, documentos necessários para se inscrever e muito mais.

Avaliação

Os concorrentes serão avaliados a partir de setembro, primeiro pelo Comitê de Seleção, responsável pela escolha dos finalistas, de acordo com os critérios de qualidade técnica e jornalística (dispostos no regulamento). Depois, pelo Comitê de Julgamento que definirá os ganhadores de cada subcategoria. A data de anúncio das produções vencedoras ainda será definida, mas toda comunicação poderá ser acompanhada pelo site, além dos comunicados aos participantes por e-mail.

Última edição

No V Prêmio CROSP de Jornalismo, foram avaliados mais de 80 trabalhos inscritos para eleger os quatro vencedores finais, conforme abaixo:

Categoria Escrita

Nacional e Regional

1º Lugar: “De olho nas bactérias bucais”, de Vilhena Soares (Correio Braziliense)

On-line

1º Lugar: “A desigualdade no Brasil é medida pelos dentes: ricos vão ao dentista e pobres sentem dor”, de Rosana Pinheiro-Machado (The Intercept Brasil)

Categoria Audiovisual

Telejornalismo

1º Lugar: “Cuidar da saúde bucal também é importante durante o tratamento do câncer”, de Jéssica Fernanda das Taboas (SBT Interior)

Radiojornalismo

1º Lugar: “Podcast Por que dói? #14 | Dor de dente”, de Juliana Leal Conte (Portal Drauzio Varella)