A Odontologia é cada vez mais delas

Quando Lucy Beaman Hobbs Taylor, em 1866, tornou-se a primeira mulher a graduar-se como Cirurgiã-Dentista no mundo, muitas barreiras foram quebradas. Mas, apesar de o sucesso dela ter encorajado tantas outras mulheres a entrarem em faculdades de Odontologia ao longo dos últimos 157 anos, este nunca foi um caminho fácil e tranquilo. É preciso reconhecer.

Até os anos 60, os homens dominavam as profissões da Odontologia, o que começou a mudar a partir dos anos 80, quando mais mulheres começaram a ocupar papel importante na sociedade e optar pelos próprios caminhos profissionais.

E esse é um movimento sem volta, felizmente. No Brasil, atualmente as mulheres representam 72% dos 702.483 profissionais da Odontologia. Destas, 250.210 são Cirurgiãs-Dentistas, o equivalente a 64%, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Já segundo estatísticas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), nos últimos dez anos o número de mulheres inscritas no Estado vem crescendo em todas as suas áreas (Cirurgiãs-Dentistas, Auxiliares e Técnicas em Saúde Bucal, Auxiliares e Técnicas em Prótese Dentária). Em 2013 elas eram 54.712 frente a um total de 92.751 inscritos. Em 2023, são 100.726 mulheres entre 170 mil inscritos. Desse total, 67.980 são Cirurgiãs-Dentistas, o que corresponde a 67,4%.

Além disso, a representatividade feminina também vem crescendo nas Câmaras Técnicas, Comissões Temáticas, Grupos de Trabalho, Diretores Regionais e Delegados Seccionais do CROSP. Hoje são mais de 160 mulheres, algo em torno de 43% do total.

Fato é que cada vez mais elas têm ocupado espaços importantes em diversos setores, de pesquisas científicas a atendimentos odontológicos hospitalares. Nossas profissionais são reconhecidas e valorizadas mundialmente, contribuindo de maneira significativa para consolidar o Brasil como referência em tratamentos odontológicos no mundo.

Para exemplificar e enaltecer o destaque que as mulheres têm na profissão, no Brasil, foi uma Cirurgiã-Dentista quem se voluntariou para receber a primeira vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, fora do Reino Unido, contra a Covid-19. Na área científica, temos uma Cirurgiã-Dentista que lidera a pesquisa para que exames de rotina sejam feitos a partir da saliva.

Na esfera pública, recentemente, uma Cirurgiã-Dentista assumiu a Coordenadoria Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, e outra profissional de área, que já participou de Câmara Técnica do CROSP, foi nomeada como Secretária da Pasta de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.

Também é uma Cirurgiã-Dentista que está à frente da coordenação dos atendimentos públicos a pacientes que são usuários de drogas em São Paulo, a qual também desenvolve pesquisas para melhorar e aprimorar esses tratamentos e identificar como reforçar a prevenção.

Cada uma de vocês é imprescindível na luta incessante pela saúde da população, que bem sabemos, começa pela boca.

Cumprimento todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher e, em especial, as profissionais da Odontologia pelo excelente trabalho em prol da saúde da população.

Sigam fortes e com muito sucesso. Parabéns!

Dr. Braz Antunes

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo