Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

5 dicas para curtir o Carnaval sem por em risco a saúde da boca e do corpo

Excessos de Carnaval não podem causar problemas

O clima de Carnaval já toma conta dos foliões brasileiros, que se preparam para festas com bebidas à vontade, comidinhas, muita dança e muitos beijos! Mas vale reforçar que alguns comportamentos podem resultar em problemas para a saúde, inclusive a bucal, principalmente quando os cuidados como a higiene são deixados de lado.

Pensando nisso, o CROSP reuniu cinco orientações importantes para que os foliões curtam o Carnaval sem se colocar em risco. 

 

Evite abusar do álcool

De acordo com o Cirurgião-Dentista e membro da Câmara Técnica de Dentística, Dr. Alípio Pinto Pereira Guedes, as bebidas alcoólicas podem causar descalcificação dos dentes, além de deixar o hálito prejudicado com o chamado “bafão”.

Ele explica que o pH de algumas bebidas pode ser tão ácido que, quando ingeridas com uma certa constância, podem “amolecer” a superfície do esmalte dental e, como consequência, promover desde pequenos desgastes até cavidades maiores de erosão ácida.

“Estes desgastes da erosão ácida, além de causar problemas estéticos, podem ainda causar sensibilidade. O tratamento destas lesões é feito através de restaurações das áreas afetadas”.

 

Não abra garrafa com os dentes

Momentos de descontração também podem ser um convite para situações de improviso. No Carnaval, por exemplo, na falta do abridor para abrir a garrafa de cerveja muita gente usa os dentes. Jamais faça isso!

De acordo com o Dr. Alípio, fazer isso pode causar acidentes sérios, como fraturas dentais, lesões na gengiva e cortes profundos nos lábios. “O uso inadequado dos dentes é responsável por quase 20% das fraturas de dentes. Acidentes como cortes de lábio também têm uma incidência grande quando do uso inadequado dos dentes. Então, fica a dica, levar um abridor de garrafas no bolso pode ser uma boa pedida para iniciar um bom papo com alguém, além de preservar seus dentes”.

 

Beijo na boca

E no Carnaval muita gente sai de casa disposta a curtir, conhecer novos parceiros e beijar na boca. Mas, atenção: é importante saber que a boca é uma cavidade sensível e que pode ser a porta de entrada de diversas doenças, algumas de menor gravidade, outras que poderão provocar transtornos que podem se propagar pelo corpo e acometer outros órgãos como garganta, pulmão e até o cérebro.

“O beijo torna-se o principal responsável por muitas transmissões de vírus, bactérias e fungos, nesta época do ano. Essas doenças, em sua maioria, são transmitidas através de contato direto com a saliva ou com gotículas de saliva”.

 

O especialista destaca algumas dessas doenças:

  • Mononucleose: mais conhecida como doença do beijo. Em geral, ocorre pelo contato com saliva de pessoas infectadas. As manifestações clínicas mais frequentes são febre, ínguas no pescoço, fadiga e inflamação na garganta e ainda manifestações neurológicas como convulsões podem aparecer.
  • Herpes: é uma doença causada pelo vírus herpes simplex. Oportunista, ele se manifesta através de lesões bolhosas no entorno da boca quando a pessoa está com sua imunidade mais baixa. A principal forma de transmissão é o contato com as vesículas infectadas principalmente durante o beijo. A sintomatologia consiste em dores nevrálgicas, parestesias, ardor, coceiras, febre e dor de cabeça.
  • Candidíase oral: causada por um fungo (Candida Albicans), a candidíase, também conhecida como sapinho, causa pequenas lesões avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, que podem ser doloridas e durar cerca de 5 dias. Entretanto, em pessoas com a imunidade enfraquecida, como bebês, pessoas desnutridas ou com doenças crônicas, por exemplo, podem desenvolver a forma mais grave da infecção, com várias placas brancas na boca. A sua transmissão se dá principalmente através do beijo.

 

Mantenha a higiene bucal

Para manter a saúde bucal em dia e manter longe o mau hálito, Dr. Alípio recomenda que seja feita uma boa higiene, com escovação usando um creme dental fluoretado, uso de fio dental e enxaguante, assim será possível manter os dentes limpos e saudáveis.

 

Consulte o Cirurgião-Dentista

Além da recomendação de cuidado com a higiene bucal, Dr. Alípio recomenda que as consultas ao Cirurgião-Dentista sejam frequentes, pois desta forma é possível prevenir doenças e evitar agravos.

 

 

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834