Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

41º CIOSP: Odontologia Hospitalar é tema de palestra da Arena CROSP

A Odontologia Hospitalar, mais nova especialidade odontológica normatizada por resolução do Conselho Federal de Odontologia publicada na última quinta-feira (25), durante o 41º Congresso de Odontologia de São Paulo (CIOSP), foi tema de palestra na Arena CROSP nesta sexta (26).

Dividida em dois blocos, a primeira parte foi apresentada pelo cirurgião-dentista, especialista e coordenador da Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO, Dr. Keller de Martini. Ele fez uma breve introdução sobre a linha cronológica que a especialidade passou, desde a lei federal que instituiu a obrigação do cirurgião-dentista em UTIs, à transformação em habilitação, especialidade e publicação da normatização da Resolução CFO- 262 de 2024.

Também foi abordado o trabalho que a Comissão de Odontologia Hospitalar desenvolve no CFO, como a análise dos cursos de graduação e pós-graduação das faculdades de Odontologia, por exemplo. 

Os pontos importantes da Resolução 262 trazem a definição de todas as normativas que o cirurgião-dentista precisa para ser especialista em Odontologia Hospitalar, entre elas a carga horária mínima de 500 horas, sendo 50% prática e 50% teórica, referente às áreas de concentração, conexas e disciplinas obrigatórias. E, ainda, a mudança automática dos profissionais habilitados em Odontologia Hospitalar à condição de especialistas.

Na segunda parte, a cirurgiã-dentista, especialista e coordenadora da Odontologia Hospitalar do Hospital São Paulo, Dra. Denis Abranches, falou sobre a atuação em unidades hospitalares, a importância das equipes multidisciplinares, da biossegurança na paramentação e desparamentação, entre outros aspectos que fazem parte do dia a dia do trabalho desses profissionais.

Dra. Denise ressaltou sobre sua atuação contra a Covid-19, momento que exigiu muito dos cirurgiões-dentistas, mas que destacou também o trabalho desses profissionais no combate ao coronavírus. 

Para finalizar, ela mostrou vídeos que circularam na época e deram visibilidade aos profissionais especialistas em Odontologia Hospitalar na linha de frente de enfrentamento da Covid-19, no auge da pandemia.

Vale ressaltar que os dois palestrantes reforçaram a importância da publicação da normatização da Resolução CFO 262 de 2024, que formaliza a Odontologia Hospitalar em especialidade, o que foi uma grande conquista para a odontologia brasileira.

  

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834