Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

41° CIOSP: CROSP participa da abertura oficial do Congresso no teatro da APCD

Evento reuniu autoridades da odontologia municipal, estadual, federal e internacional

A abertura oficial da 41º edição de um dos maiores eventos odontológicos do mundo, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), aconteceu terça-feira (23), no teatro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). A cerimônia contou com importantes representantes da área odontológica, autoridades do município de São Paulo, do estado, do país e do mundo. 

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que é apoiador do CIOSP e participa anualmente com um estande, foi representando na solenidade pelos membros do Plenário.

O presidente do CROSP, Dr. Rogério Kairalla, compôs a mesa de autoridades junto com o anfitrião do 41º CIOSP e presidente da APCD, Dr. Wilson Chediek; do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale; do presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Dr. Silvio Jorge Cecchetto; do atual superintendente e CEO da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Paulo Henrique Fraccaro; e do 2º vice-presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNPO), Dr. Cesar Roberto Schimit, representando as entidades odontológicas. 

Também integraram a mesa de autoridades, representando a esfera governamental, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes; a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Profa. Dra. Ana Estela Haddad; a Coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz; o vereador de São Paulo, Marcelo Messias; e o Dr. José Luiz Gomes do Amaral, representando a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Para o presidente do CROSP, Dr. Kairalla, é fundamental que o Conselho participe de eventos como o CIOSP, que trazem uma grande bagagem científica para os profissionais. “Nós sempre procuramos prestigiar eventos científicos da odontologia paulista e brasileira. Dessa forma, o CROSP busca incessantemente a valorização da profissão para dar subsídios científicos e proporcionar aos nossos inscritos o melhor da odontologia internacional”. 

Abrindo a solenidade, Dr. Wilson Chediek convidou a Coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Doralice Severo, a discursar. Há um ano à frente do cargo, ela disse que a pasta conseguiu alcançar diversas metas que haviam sido estabelecidas e que o grande objetivo do Ministério é lutar para que a saúde bucal seja um direito do povo brasileiro, e não um privilégio. Ao final, Dra. Doralice convidou a todos para visitarem o estande do Ministério da Saúde no CIOSP, que promoverá diversas atividades para os congressistas.

Em seguida, o representante da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. José Luiz, disse que é uma grande honra da pasta participar de um dos maiores eventos odontológicos do mundo e citou programas da secretaria, entre eles a revitalização do Sorria SP. 

Em sua fala, o presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale, ressaltou a importância da odontologia ter representantes nos governos municipais, estaduais e federais. Cumprimentou o novo Plenário do CROSP, empossado em janeiro, e em nome do presidente Dr. Kairalla falou sobre a parceria do CFO com o CROSP, com a APCD e a ABCD no desenvolvimento de importantes projetos para a odontologia. Ele enfatizou que durante os quatros dias do 41º CIOSP, o estande do CFO fará apresentações de grande projetos, pois a Autarquia completa 60 anos em 2024. Assim, encerrou sua fala com um vídeo institucional mostrando a evolução do CFO durante as seis décadas.

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Profa. Dra. Ana Estela Haddad, frisou a honra de estar representando a pasta federal no CIOSP, um evento que frequenta desde que era aluna da FOUSP. Em seguida destacou alguns investimentos do governo para a saúde bucal no SUS, destacou a Lei 14.572, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no SUS e reforçou a importância de rever o processo da saúde digital.     

O vereador de São Paulo, Marcelo Messias, enalteceu a atenção que a prefeitura de São Paulo tem dado à saúde bucal, falou sobre o trabalho dos Centros de Cuidados Odontológicos (CCOs) e destacou projetos que conseguiu implantar na cidade, como a Virada Odontológica.

Na sequência, o anfitrião do 41º CIOSP, Dr. Chediek, deu boas-vindas aos participantes, destacou que o Congresso conta com mais de 350 expositores de 14 países, dispondo de um espaço de 67 mil metros quadrados e reforçou a diversidade dos conteúdos científicos que serão abordados nos quatro dias de evento. Assim, antes de chamar o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, para fazer seu pronunciamento, entregou a ele uma placa de homenagens como forma de reconhecimento e agradecimento aos investimentos que o governo municipal fez para a cidade, no último ano. 

Emocionado, Nunes agradeceu e pontuou que a atual gestão tem priorizado a implantação de serviços odontológicos nos serviços públicos como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Exemplo disso foi a diminuição de 65% da fila de espera da prótese dentária. “Em 2017 eram 55mil na fila de espera, em dezembro de 2021caiu para 19 mil”.    

  

Ao final, o cantor e ator Daniel Boaventura fez um show, apresentando um repertório com músicas nacionais e internacionais.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834