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41° CIOSP: Cirurgiões-dentistas conversam sobre temas na odontologia que vão além do mocho

Especialistas falaram sobre marketing, segurança jurídica, comunicação estratégica e segurança jurídica 

A primeira palestra da Arena CROSP no último dia do 41° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) foi focada em temas que vão além do mocho e envolvem tudo o que os dentistas não aprendem durante a faculdade de odontologia. 

Biossegurança, marketing, comunicação estratégica e segurança jurídica estiveram em pauta nas apresentações de Mônica Romero, especialista em Dentística e controle de infecção hospitalar; Renata Paranhos, mestre em Ciências Odontológica e especialista em Marketing; Patrícia Jardim, doutora em Dentística e consultora de comunicação Estratégica e Érica Correa, cirurgiã-dentista e especialista em Direito Médico e Odontológico. 

Os temas apresentados focaram na prevenção de riscos durante o dia a dia de trabalho, nos níveis físicos, que envolvem diretamente o profissional e o paciente, riscos biológicos focados na limpeza e manutenção de materiais e também os riscos psicológicos, focados na saúde mental. 

O que não se aprende na faculdade

Para ilustrar os quatro pontos mais importantes que os cirurgiões-dentistas devem estar atentos, as profissionais dividiram alguns tópicos que precisam ser considerados no dia a dia. O primeiro deles foi o marketing. Dra. Renata Paranhos falou sobre os cuidados que devem ser tomados especialmente com as redes sociais, que se tornaram uma ferramenta para os cirurgiões-dentistas se conectarem com os pacientes. “O boca a boca hoje acontece nas redes sociais”, pontuou a especialista, ao reforçar a necessidade de uma boa gestão de marketing.

Na segunda parte da palestra, Dra. Patrícia Jardim falou sobre a comunicação estratégica do profissional com o paciente, com a equipe de trabalho e também nas mídias sociais. Ela destacou a necessidade do cirurgião-dentista saber explicar um procedimento para quem vai receber os cuidados e como as falas técnicas podem atrapalhar a comunicação. Ao finalizar a participação, ela fez um exercício com a plateia e ressaltou que “comunicação gera confiança”.

Dra. Érica Correa falou sobre a segurança jurídica dentro das clínicas, que vai além do código de ética da profissão. Segundo ela, os pacientes estão mais “empoderados” em relação a informações sobre leis. E instrumentos como a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor também garantem os direitos dos pacientes. Por isso, os dentistas devem estar preparados com a documentação correta caso passem por problemas jurídicos.

Para finalizar a conversa, Dra. Mônica Romero falou sobre a biossegurança nos atendimentos odontológicos, que deve ser pensada com cautela, fazendo a esterilização da forma correta e com cuidados nos trabalhos de auxiliares. A profissional ainda mostrou fotos de como fazia os atendimentos sem equipamentos de segurança no início da carreira e como aderiu novos hábitos para se proteger e também proteger os pacientes nos últimos tempos. 

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