Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

40º CIOSP: Me formei: e agora?

Foto: Keiny Andrade

Na tarde de hoje (26) o membro da Câmara Técnica de Dentística do CROSP Dr. Camillo Anauate Netto, participou ao lado do especialista em Odontopediatria e Conselheiro, Luiz Evaristo Volpato de uma atividade da programação da Arena do CFO.  

Eles discorreram sobre o tema “Me formei: e agora? direcionada aos recém formados. O Odontopediatra abriu a palestra destacando que a Odontologia Brasileira está entre as melhores do mundo e o quanto o país é procurado como referência e lançou a seguinte reflexão: o melhor momento da Odontologia já passou? 

Para responder essa questão ele destacou que pensar na evolução, inclusive da Odontologia é essencial. “É necessário avaliar o panorama quantitativo. Levar em conta mudanças como longevidade, acesso à tecnologia, geração de riquezas, a maior preocupação e investimento com a saúde, o bem estar e a estética. Da mesma forma é preciso pensar nas relações de trabalho e pessoais que ocasionaram uma alteração no perfil do paciente”.

Ele ponderou que antigamente, tratavam-se problemas odontológicos e que hoje, todos são pacientes potenciais. “Não se trata mais apenas de tratar, busca-se a melhora, inclusive da auto estima, portanto, temos que analisar o mercado e não apenas a Odontologia”.

  

Dr. Camilo por sua vez, destacou que o objetivo de ambos é fornecer uma contribuição para a Odontologia por meio de informações que auxiliem os futuros profissionais na escolha do melhor caminho. Assim como o Dr. Luiz Evaristo, Dr. Camilo reforça que a Odontologia no país é a melhor, no entanto, salienta que não é democrática. “Temos uma Odontologia que é maravilhosa, mas não é acessível para todos.

No máximo apenas 5% tem acesso a ela. A Odontologia que poucos fazem, a preventiva. Acham que essa não dá dinheiro, mas ela dá dinheiro sim”. 

Cuidado com as escolhas

De acordo Dr. Camilo, a Odontologia cresce indiscriminadamente, por isso, o estudante precisa escolher a melhor formação, de acordo com a sua vocação e não pensando apenas em ganhar dinheiro. 

Os cursos de aperfeiçoamento segundo Dr. Camilo também requerem cuidado na escolha, tanto da instituição como da especialidade. “É preciso ter cuidado com as modinhas odontológicas e tentações do Instagram. Lâminas de porcelana, agora, facetas de resina, são coisas que dão dinheiro, mas e a oclusão? O periodonto? Como fica a relação contato? Hoje os profissionais fazem cursos de 2 anos e se tornam referência. Metade dos Cirurgiões-Dentistas viram instituições de ensino para dar cursos”. 

Atualização e especialização são fundamentais, na opinião do Dr. Camilo, contudo, ele aconselha aos jovens profissionais que façam aquilo que gostam e não aquilo que está na moda e dá dinheiro. “Moda passa, façam aquilo que possam se orgulhar”.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834