Foto: Keiny Andrade
O Mestre em Clínicas Odontológicas pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Pedro Paulo Feltrin, apresentou no CIOSP palestra intitulada Bioinspiração na Reabilitação Oral.
Segundo ele, trata-se de um novo conceito dentro da reabilitação oral, muito simples e aplicável. “A Ciência e a Biologia trabalham evidências científicas. Essa experiência vai acrescentar mudanças e novos paradigmas, novas trilhas “, avalia o especialista.
A Bioinspiração busca, por meio da observação da natureza, solucionar problemas do sistema mastigatório. Para isso, seus estudos baseiam-se, inclusive, na primeira dentição. “Nós observamos aquilo que está presente na natureza. Por exemplo, observamos processos como a deglutição e a respiração, como o bebê mama, e fazemos perguntas como: Qual a primeira arcada que recebe os dentes? Quais são os primeiros dentes a estabelecerem contato? Qual a forma dos dentes com envelhecimento dental? Questões como essas nos induzem a pensar, por exemplo, que a mandíbula é importante na reabilitação oral”, conclui.
De acordo com o Dr. Pedro Paulo, a bioinspiração é na verdade uma filosofia que propõe imitar a natureza para solucionar questões relacionadas à reabilitação oral, fazendo uso de materiais convencionais e ferramentas disponíveis. Segundo ele, observar a natureza, aquilo que está presente nela e sua dinâmica biológica favorece a solução para muitas coisas. Por isso, deve ser observada e imitada. “A natureza oferece a vida, a mais longa e melhor”.