4/12- CROSP participa de webinar sobre o exercício da Odontologia à distância

Foi realizado, no último dia 27 de novembro, o webinar SIG Teleodontologia 2020. A atividade foi promovida pela Associação Brasileira de Telemedicina e Telessáude (ABTms), em parceria com o SIG Teleodontologia da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), webconferência internacional com enfoque na Teleodontologia. A webconferência integrou o ciclo de webinar ABTms 2020 que aborda o “O futuro da telemedicina e Telessaúde no pós-pandemia” e seus desdobramentos.

O tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Marco Antônio Manfredini, que esteve presente, ressaltou  a importância do debate ” as resoluções 226 e 228 possibilitaram o início do diálogo para a construção da Teleodontologia, mas na realidade, nós entendemos que ainda temos ainda um vasto campo para ser debatido. Temos o compromisso de garantir que a teleodontologia seja exercida da forma mais ética possível e também o dever de combater a mercantilização da prática.” A palestra internacional de abertura do evento foi proferida pelo Prof. Dr. Sergio Uribe, President of e-Oral Health Network IADR; Leading Researcher, Bioinformatics Research Unit at Rīga Stradiņš University. O evento foi também mediado pela professora Ana Estela Haddad, coordenadora do SIG de Teleodontologia da RUTE e da Comissão de Teleodontologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, apresentou palestra sobre a regulamentação do exercício da odontologia a distância e aprofundou o esclarecimento sobre a prática, regulamentada em junho. “Foi uma grande oportunidade para compreender essa autonomia profissional, pensada para melhor subsidiar a qualidade e a segurança da assistência prestada, considerando os desafios da pandemia.

A prática requer a responsabilidade profissional do cirurgião-dentista na relação com o paciente, tendo em vista princípios, diretrizes e disposições legais disciplinadas na Resolução 226/2020 e complementada na Resolução 228”, afirmouO link da apresentação está disponível no canal do Youtube do Núcleo de Telessaúde FOUSP- SAITE : https://www.youtube.com/watch?v=S5AP3M2bixY.